Home / _

_

Ministério do Trabalho interdita parcialmente manutenção do Bondinho do Pão de Açúcar

RIO - O trabalho em altura realizado na manutenção das instalações do bondinho do Pão de Açúcar foi interditado pela Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego. A troca de cabos, prevista para a próxima segunda-feira, também foi proibid

RIO - O trabalho em altura realizado na manutenção das instalações do bondinho do Pão de Açúcar foi interditado pela Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego. A troca de cabos, prevista para a próxima segunda-feira, também foi proibida.

A medida foi tomada em razão do grave e iminente risco à vida e a saúde dos trabalhadores decorrentes do descumprimento de itens previstos na Norma Regulamentadora nº 35, que estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura.

A Companhia Caminho Aéreo do Pão de Açúcar, responsável pela obra, foi notificada para promover a adoção imediata de medidas para correção das irregularidades, dentre elas, a capacitação dos trabalhadores para a atividade; a elaboração de análise de riscos considerando tópicos da norma citada e o planejamento do serviço, levando em conta as medidas para evitar a exposição em altura sempre que existir meio alternativo de execução para eliminar o risco de queda dos trabalhadores.

A empresa responsável pela manutenção do Bondinho informou que a operação programada para segunda-feira foi adiada até que toda a documentação esteja de acordo com a nova regulamentação do Ministério do Trabalho e Emprego. A empresa ressaltou em nota que há mais de 100 anos realiza este tipo de operação no parque, cumpre com todos os requisitos de proteção previstos na Norma Regulamentadora nº 35 e que todos os seus funcionários possuem certificação para trabalho em altura. A empresa esclareceu ainda que não haverá qualquer alteração no funcionamento do parque.

A desinterdição somente ocorrerá após nova vistoria e posterior emissão do documento expedido pela Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego.