Home / _

_

Milhares manifestam pedindo mudança

 Cerca de 5.000 pessoas se manifestaram, ontem, em frente ao Parlamento de Lisboa para pedir uma mudança de governo e o fim das políticas de austeridade a dois meses das eleições legislativas.Nos cartazes, podiam ser lidas mensagens de “Fora governo!”, “N

Cerca de 5.000 pessoas se manifestaram, ontem, em frente ao Parlamento de Lisboa para pedir uma mudança de governo e o fim das políticas de austeridade a dois meses das eleições legislativas.

Nos cartazes, podiam ser lidas mensagens de “Fora governo!”, “Não à política de direita!”, “Contra a precariedade e pela defesa dos salários”. Os manifestantes foram convocados pelo CGTP, o principal sindicato de Portugal.

“É hora de dizer basta a esse governo. É preciso mudar de caminho e renegociar a dívida para conseguir recursos para o desenvolvimento do país”, reclamou Armenio Carlos, secretário-geral deste sindicato próximo ao partido comunista.

Em abril de 2011, Portugal estava à beira da quebra e teve que pedir um resgate internacional de 78 bilhões de euros. Na ocasião, o governo de centro-direita implementou um duro pacote de cortes de gastos e medidas de ajuste.

“Já estamos cansados desta política. Vivemos o que a Grécia está vivendo hoje. O salários são muito baixos e os portugueses estão cada vez mais pobres”, lamentou Nuno Costa, 49 anos, manifestante que foi de Viseu a Lisboa.

“Já basta. Tenho 36 anos, tenho trabalho aqui, mas grande parte da minha geração teve que emigrar para França, Suíça, Alemanha e Inglaterra”, desabafou Carlos Silva, diretor de uma empresa de transporte de dinheiro.

Os manifestantes também denunciaram a “privatização” dos serviços públicos e pediram o retorno das 35 horas semanais de trabalho na função pública, em relação às 40 atuais.

O primeiro-ministro de centro-direita Pedro Passos Coelho, eleito em 2011, quer um segundo mandato nas legislativas previstas para o final do ano, quando deve enfrentar o candidato socialista Antonio Costa.