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Vestimenta: A comunicação não verbal

A vestimenta é uma das principais comunicações não verbais, e pode definir o que alguém pensa sobre você, na primeira impressão

Imagem ilustrativa da imagem Vestimenta: A comunicação não verbal

A todo momento estamos comunicando algo, seja de forma verbal ou de forma não verbal. E você sabia que a comunicação não verbal é responsável pelo julgamento da primeira impressão? (Ou seja, responsável pela impressão que se tem de você, antes mesmo de você falar algo) e essa primeira impressão pode definir muito o que alguém pensa sobre você, e pode te ajudar ou te prejudicar em várias situações diferentes. E a melhor forma de se destacar com bons resultados, é entender como essa comunicação funciona, e a partir disso, usá-la ao seu favor.

A principal comunicação não verbal, é a vestimenta, e é dela que vamos falar a seguir. Uma peça de roupa é composta de linhas, formas, texturas e cores. E, em cada um desses elementos, há uma comunicação diferente, a seguir, irei te mostrar um pouco mais sobre isso.

* Linhas: Elas fazem parte da modelagem e caimento da peça, estando presente também nas estampas. As linhas podem ser retas, curvas, ou diagonais, e possuem significados diferentes. Quando curvas, as linhas comunicam suavidade, vulnerabilidade, e delicadeza. Exemplos podem ser vistos em babados, saia godê, ou até mesmo na gravata borboleta. Trazem a ideia de romantismo, ou, dependendo do caso, sensualidade. Já as linhas diagonais trazem ideia de dinamismo, comunicação e movimento, presentes na gola em “V”, por exemplo, transmitindo modernidade. As linhas retas, são firmes, rígidas e formais, transmitindo credibilidade, formalidade e fechamento a comunicação. As linhas retas são muito usadas em meios corporativos, pois transmitem confiança. Essas linhas podem ser encontradas em modelagens retas, como blazers ou calça reta, por exemplo.

* Textura - A textura da peça escolhida também faz bastante diferença, porque ela está diretamente relacionada com o tipo de tecido que você escolheu. Os tecidos possuem comunicações diferentes, e devem ser utilizados de acordo com a comunicação que se deseja transmitir. Tecidos mais estruturados e refinados, conhecidos como tecidos planos, transmitem mais credibilidade, elegância e enriquecem qualquer look. Já tecidos de malha, (que estica ao puxar) são mais informais, casuais, modernos, e em sua maioria não transmite credibilidade para o meio corporativo.

* Cores - As cores possuem um mundo só delas, e seu estudo é aprofundado, porque elas possuem o poder de alterar a emoção de alguém, ou até mesmo de serem responsáveis pela forma como você vê o mundo. Cada cor possui um significado diferente, e deve ser usado de forma estratégica para cada situação. O vermelho, por exemplo, pode comunicar poder, liderança e sensualidade, já o verde, trás equilíbrio e esperança, o amarelo é a cor do otimismo, já o laranja é um convite a recreação, extremamente criativo. O preto já trás elegância, rigidez, e fechamento a imagem, o branco trás transparência, e é tudo o que revela, relacionado a pureza. O cinza é diplomático e evidencia qualquer cor que o acompanhe, o marrom é relacionado com a simplicidade e humildade, inspira a caridade, e no mundo dos negócios, não transmite credibilidade.

Por tanto, quando se pensa em se vestir, é necessário se fazer algumas perguntas:

* Para onde eu vou?

* O que a ocasião de uso pede mim?

* Qual a comunicação eu quero transmitir através da minha imagem?

Depois de feito essas perguntas, escolha peças de acordo com as linhas, texturas e cores que estejam alinhadas com o seu objetivo de imagem, que comuniquem em um todo, o que você deseja expressar, sem precisar falar.

Me conta através do Instagram @izabellavitoriac se você já conhecia sobre o assunto, até breve!

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