Home / O prazer é todo seu

O PRAZER É TODO SEU

Sexo de hora marcada, funciona pra você?

Pesquisas recentes têm observado que o sexo de hora marcada pode ser tão prazeroso quanto o espontâneo

Imagem ilustrativa da imagem Sexo de hora marcada, funciona pra você?

O sexo nem sempre é uma prioridade na vida do casal. E nessa rotina desgastante vai sendo deixado de lado e ocupando o último lugar numa interminável lista de obrigações. Quando os dois estão imersos numa vida agitada e as energias desviadas para outras tarefas, pode ser que eles nem se preocupem muito com isso e a baixa frequência sexual não seja um problema. Mas, quando um tem mais desejo que o outro e gosta de uma frequência maior, os conflitos, inevitavelmente, vão aparecer.

E como resolver esse descompasso no desejo e na necessidade de sexo de cada um?

Como eu disse, os conflitos podem aparecer e quem tem menos desejo se sentir constantemente cobrado. E esse ambiente de cobrança pode diminuir ainda mais a vontade de fazer sexo. Por outro lado, quem tem mais desejo e procura mais por sexo, pode se sentir rejeitado e frustrado ao ouvir tanto não. Pensamentos do tipo : “Ela não gosta mais de mim” ou “Ele está me traindo”, podem surgir com frequência.

Várias pesquisas têm mostrado que as pessoas estão fazendo menos sexo, sobretudo os mais jovens e isso está diretamente ligado à rotina estressante que a população tem vivido e às tecnologias que ocupam cada vez mais espaço no nosso tempo. Esses fatores, associados ou não a outros que podem diminuir o desejo, trazem um distanciamento do casal e perda ou diminuição da intimidade.

Eu costumo dizer que a intimidade é uma ponte que o casal constrói. Sem essa ponte é como se o casal perdesse o caminho para o sexo.

Confesso que sempre achei muito estranha essa história de sexo de hora marcada, mas estudos recentes têm mostrado que essa estratégia pode sim funcionar para alguns casais, principalmente para esses que se encontram tão distantes e para os que estão em relacionamentos longos.

A escritora Caitlin Moran, em seu livro More than a Woman ( Mais que uma mulher, em tradução livre e ainda sem edição brasileira), defende a ideia de marcar na agenda dia e hora do sexo com o marido.


		Sexo de hora marcada, funciona pra você?
Fonte: Reprodução

Num bate papo descontraído em seu podcast Lovecast, a apresentadora Débora Lyra e seu marido, o cantor Gabriel Gava, falaram sobre sua experiência com sexo de hora marcada. Debora está acostumada a programar seu dia na agenda e já inclui o dia e horário do sexo. Isso funciona bem para ela, que já se programa para esse momento. Para Gabriel, saber que aquela noite era a noite do sexo, gerava tanta ansiedade que não funcionava. Mas eles conseguiram alinhar as expectativas e ao invés de se programarem para o momento do sexo, hoje se programam para um momento a dois, onde intimidade e conexão poderá ou não levar ao sexo. E pelo jeito tem funcionado bem, pois o casal está à espera de um lindo bebê!

O desejo sexual muda no decorrer do tempo . As mulheres têm dois tipos de desejo, um desejo espontâneo, presente no início dos relacionamentos e que coincide com essa fase da paixão e daquele fogo característico do início dos relacionamentos, e um outro tipo chamado de desejo responsivo. Assim como a paixão, o desejo espontâneo tem prazo de validade e dura de 6 meses a 2 anos. O que desencadeia esse tipo de desejo são estímulos internos, geralmente relacionados com boas memórias eróticas e liberação de substâncias como dopamina a nível cerebral. Passado esse período, o que predomina é o desejo chamado de responsivo, que para ser desencadeado precisa de estímulos externos mais intensos. Esses estímulos podem ser variados e aguçar os 5 sentidos. É importante o autoconhecimento, que permitirá a cada um saber que tipo e intensidade de estímulo funciona para si mesmo. Além disso, é necessário o diálogo com a parceria, comunicando suas preferências.


		Sexo de hora marcada, funciona pra você?
Fonte: Reprodução

Para um casal com filhos e que trabalha o dia todo, incluir o sexo na agenda pode trazer o sexo para um lugar de destaque e compromisso e ser muito benéfico. E assim como para Débora Lyra e Gabriel Gava, criar o dia da intimidade, ao invés do dia do sexo, pode ser mais bem aceito pelos dois , que se comprometem a ter um momento de dedicação um para o outro , que pode ou não terminar numa deliciosa transa.

E aí vão algumas sugestões práticas para vocês:

1- Estabeleçam um dia da semana que será o dia de vocês, o dia da Intimidade. Quem tem crianças já combine com as avós ou cuidadoras de ficarem com elas. Quem tem adolescentes em casa, já avisem que esse momento é de vocês. E se a opção for uma atividade em casa, escolham um ambiente mais reservado e peçam para não serem interrompidos.

2- Decidam antes o que vão fazer nesse dia.

3- Escolham algo que vocês gostam de fazer juntos ( Assistir um filme, um jantar romântico num restaurante ou em casa, um jogo de tabuleiro, um jogo erótico, algum esporte na TV , etc…)

4- Podem ainda combinar que cada semana um ficará responsável por escolher o que vão fazer juntos.

5- Evitem falar dos problemas do dia a dia nesse momento da intimidade. Conversem sobre novos projetos, música, arte, cinema, sexo, preferências de cada um e outros assuntos.

6- Traga para esse momento aquele clima gostoso de início de relacionamento, que dá até um frio na barriga. Sinta-se na conquista! Isso mesmo, veja se você ainda é capaz de conquistar essa pessoa que está ao seu lado.

7- Flertes, olho no olho, palavras carinhosas, palavras quentes, insinuações , mão boba” e tudo mais que sua imaginação permitir! Faça com que sua parceria se sinta desejada!

8- Alinhem as expectativas de cada um para esse momento. Não há obrigação de terminar em sexo. Se rolar, rolou!

9- No dia da intimidade, mande mais mensagens carinhosas e cheias de elogios verdadeiros para o seu amor antes do momento a dois.

Como eu disse , sentir-se cobrado, diminui o desejo e gera estresse no relacionamento e muitas discussões.

Ao invés de cobrar, crie momentos!!! Momentos agradáveis a dois!!! Tudo que é bom a gente quer mais!!!!

E assim como você se preparava para encontrar o affair , se prepare também para esses momentos de intimidade.

E se o relacionamento estiver ruim? Não hesite em procurar ajuda de um profissional que auxilie vocês na construção dessa ponte da intimidade.

De hora marcada ou não, o importante é saber o que funciona pra vocês!

Momentos de prazer fazem muito bem a todos nós!!!

Pois afinal, o prazer é todo seu!


		Sexo de hora marcada, funciona pra você?
Foto: Andressa Leão. Fonte: Andressa Leão

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias