Home / Odonto Destaque

ODONTO DESTAQUE

A Moda na Odontologia

Na odontologia a moda envolve adereços, especialidades e técnicas que viraram tendências nos consultórios

Imagem ilustrativa da imagem A Moda na Odontologia

“A Moda é um conjunto de opiniões, gostos, modos de agir, viver e sentir os coletivos” Oxford Languages.

A replicação e a tendência a comportamentos em grupos são uma característica bem comum na humanidade. Roupas, sapatos, decoração e carros são alguns exemplos de coisas que são influenciadas pela moda.

Quando falamos em saúde e ciência muitas condições se tornaram tendências como; os cuidados com a alimentação, inserção de esportes na rotina, até mesmo a cirurgia plástica com todas as suas fases; seios grandes, corpos volumosos, depois a estética da magreza e por aí vai.

Na odontologia a moda envolve adereços, especialidades e técnicas que viraram tendências nos consultórios e conquistaram o mercado através do sorriso de celebridades. Também vale salientar que a história da moda da odontologia é bem antiga. Lá em 1800 A.C os Maias decoravam os dentes com pedras de jade e turquesa para fins religiosos.

No século 7 A.C os Etruscos desenvolveram “aparelhos” que eram considerados um símbolo de luxo. Séculos mais tarde os adornos nos dentes se tornaram um elemento importante da cultura negra e latina. Na década de 80 e 90 os rappers do momento coroavam os grillz como um ícone definitivo da cultura hip-hop, um acessório de encaixe sobre e ao redor dos dentes que pode ser de pedras, ouro e etc. que viraram moda e sinônimo de poder e irreverência.

Já os piercings são colados sobre os dentes sem desgaste dentários feitos em brilhos comuns ou jóias para enfeitar um dente ou vários em sorrisos mais ousados. Quando falamos em especialidades odontológicas a moda do aparelho ortodôntico virou febre entre os adolescentes e a ortodontia passou a ser o curso do momento há mais ou menos 30 anos atrás.

Depois vieram os implantes como status de objeto de luxo tanto para quem instalava quanto para quem recebia. Ter restaurações escuras nos dentes se tornou estranho depois do surgimento das resinas onde era possível um sorriso todo branco que era a moda. Também o branco do sorriso que virou regra pelo clareamento e o “boom” das Lentes de contato dentais que se tornaram “febre” através do sorriso de artistas, modelos e jogadores de futebol nos últimos 20 anos.

Hoje a moda da odontologia é a harmonização oro facial. Uma especialidade que fez transbordar o lado artístico e estético dos dentistas e é a moda do momento entre as especialidades. Todos buscando o rejuvenescimento através das mãos dos cirurgiões dentistas. Porém é importante dizer que a moda na odontologia nunca deverá superar a saúde e o bom senso. Antes de mais nada o respeito ao indivíduo em detrimento do coletivo. Tendências passam, mas a valorização do sorriso nunca.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias