Home / Cotidiano

COTIDIANO

MEC determina que Enem seja obrigatório para obtenção do Fies

Na edição desta terça-feira do "Diário Oficial da União", o Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria que torna obrigatório o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os interessados em obter o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), inclusive professores de escolas públicas e alunos formados até 2010. A nova regra começa a vigorar em 1º de janeiro de 2016.

Segundo a portaria, "a seleção dos estudantes aptos para a contratação do financiamento do Fies, a partir do primeiro semestre de 2016, será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem."

Quando a regra começar a vigorar, apenas candidatos com ao menos 450 pontos no Enem e que não tiverem zerado a redação poderão se candidatar ao crédito estudantil. Antes, professores que exercessem o magistério em instituições públicas de ensino e alunos que concluíram o ensino médio até 2010 não precisavam fazer o Enem.

As inscrições para o exame já estão abertas e podem ser feitas até o próximo dia 5, no site do Inep. As provas acontecem nos dias 24 e 25 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 63.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias