Home / Brasil

BRASIL

Haverá falta de UTIs no Brasil, segundo pesquisa de Harvard

Uma pesquisa desenvolvida por estudiosos da Universidade de Harvard, emitiu um sinal de alerta na última quarta-feira(1/4), as autoridades de saúde brasileiras, informando que os leitos disponíveis de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) podem ser insufic

Uma pesquisa desenvolvida por estudiosos da Universidade de Harvard, emitiu um sinal de alerta na última quarta-feira(1/4), as autoridades de saúde brasileiras, informando que os leitos disponíveis de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) podem ser insuficientes para o período de abril.

O evento que tem como consequência a pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). As investigações indicaram as medidas que podem ser adotadas pelo governo para reduzir o impacto do avanço da doença e prevê hospitais privados com seus leitos de UTI sob administração estatal.

O estudo é fundamentado por sete pesquisadores, entre eles a demógrafa Márcia Castro, da Universidade de Harvard, e o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.

Foram feitas duas averiguações em duas situações diferentes sendo a respeito da disponibilidade de leitos de UTI que tem como consequência os procedimentos necessários para tratamento do coronavírus. Em uma delas, 5% das internações precisavam desse tipo de equipamento. Na outra, mais agressiva, 12% demandavam uma UTI.

Nos dois resultados, as investigação colocam o Brasil sob alerta, sob a importância de saber que haverá falta de leitos, UTIs e respiradores agora em abril. A data prevista para enfrentamento do problema será a partir de 21 de abril e a de respiradores mecânicos deverá acontecer alguns dias depois.

A pesquisa diz ainda que, conforme a necessidade das diversas regiões do país, a falta de equipamentos vai acontecer em momentos diferentes.

*Com informações IG