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Jovem diz ter sofrido racismo de comissário ao encontrar carrapato em voo

O biólogo Bruno Henrique, de 25 anos relata ter sido vítima de racismo durante um voo da companhia aérea Gol, em junho deste ano. Ele afirma que a discriminação foi praticada por um comissário de bordo, depois de encontrarem um carrapato dentro do avião.

"Infelizmente, ele [funcionário] falou que o carrapato poderia ter caído de uma bagagem ou até mesmo do meu cabelo", afirma.

Segundo o biólogo, os carrapatos começaram a cair em cima dele e da passageira que estava ao lado, eles relataram o caso ao comissário, que teria dito que a situação era impossível. Os animais voltaram a cair e o passageiro fotografou. Após chamarem o funcionário de novo, ele disse que o carrapato poderia ter caído do cabelo de Bruno.

"A princípio não identifiquei o racismo, somente o constrangimento. Me senti como uma pessoa suja, que não tivesse acesso a higiene básica. Quando tive noção de que foi racismo, foi revoltante. Me senti inútil."

Ele afirma que, após o voo, procurou providências da empresa, por ter se sentido lesado ao encontrar carrapatos no avião e depois, denunciou o caso por meio do portal consumidor.gov.br.

De acordo com Bruno, a companhia ofereceu um crédito para outro voo, mas ele disse que não é suficiente e pretende acionar a Justiça. "Vou atrás dos meus direitos", diz.

Ao ser questionada sobre o caso, a Gol informou que "não compactua com quaisquer atitudes discriminatórias" e que vai apurar o incidente. Veja a nota completa abaixo:

"A GOL recebeu relatos de carrapatos durante o voo G3 1884, no dia 7 de junho na rota Marabá-Brasília, e acredita que os insetos possam ter sido transportados acidentalmente em alguma mala de mão.

Todas as aeronaves da Companhia passam por procedimentos diários e rigorosos de sanitização, e a dedetização das aeronaves é realizada periodicamente, em curtos intervalos de tempo, como parte da rotina mandatória de manutenção.

Como forma de compensação ao Cliente e para que ele tenha uma nova oportunidade e experiência em voar com a GOL, foi lhe oferecido crédito disponível para uso até 31/07/2022, conforme também consta no site Consumidor.gov.

A GOL também reitera que não compactua com quaisquer atitudes discriminatórias, preza pelo respeito e pela valorização das pessoas, e vai apurar o ocorrido".

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