Home / Brasil

BRASIL

Alerta de frio: Defesa Civil prevê temperatura mínima de 0°C em Santa Catarina

previsão de declínio acentuado nas temperaturas em Santa Catarina devido à chegada de intensa massa de ar frio ao Sul do país.

Alerta de frio: SC pode ter temperatura mínima de 0°C. Alerta de frio: SC pode ter temperatura mínima de 0°C.

Uma intensa massa de ar frio está prevista para chegar a Santa Catarina entre o início da noite desta terça-feira (18) e a manhã de quarta-feira (19), trazendo uma queda significativa nas temperaturas. A Defesa Civil emitiu um alerta, informando que as áreas mais elevadas do estado, nas regiões do Planalto Norte, Planalto Sul e Meio-Oeste, serão as mais afetadas, com mínimas próximas dos 0°C na manhã de quarta-feira.

Além disso, há condições favoráveis para a formação de geada nessas áreas, o que pode trazer impactos para a agricultura e pecuária. As madrugadas de quarta-feira até sexta-feira serão frias em todo o estado, com mínimas próximas ou abaixo dos 10°C em todas as regiões.

A previsão também indica a presença de uma frente fria no litoral de São Paulo, espalhando áreas de instabilidade sobre o estado e atingindo áreas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Outra frente fria também está prevista para chegar ao litoral do Rio Grande do Sul durante esta terça-feira.

A região Sul do Brasill também enfrentará chuvas e nebulosidade, sendo mais frequentes e intensas no Paraná, no Vale do Itajaí e no litoral Norte de Santa Catarina. Nas demais áreas catarinenses, no Norte e no litoral do Rio Grande do Sul, e na região de Uruguaiana, no Sudoeste gaúcho, o sol pode aparecer, mas ainda podem ocorrer algumas pancadas de chuva.

No Sudeste, o dia será de sol forte e calor em algumas regiões do Espírito Santo, centro-norte e Leste de Minas Gerais, e Norte do Rio de Janeiro. O norte de Minas Gerais pode registrar temperaturas entre 35°C e 37°C, sendo uma das regiões mais quentes do país.

No estado de São Paulo, há previsão de muitas nuvens e pancadas de chuva ao longo do dia, com risco de chuva forte em todas as regiões paulistas. O Sul do estado pode ter chuvas volumosas e há risco de temporais na grande São Paulo.

Na região Centro-Oeste, os estados de Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal terão sol forte durante várias horas nesta terça-feira, mas com calor e umidade do ar elevada, pancadas de chuva com raios podem ocorrer à tarde e à noite. Já em Mato Grosso do Sul, a situação é de alerta para a formação de nuvens carregadas e chuvas intensas em todas as regiões do estado.

Na região Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical continua ativa na costa Norte do Brasil, provocando pancadas de chuva frequentes e fortes sobre o Maranhão, centro-norte do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. No Leste de Pernambuco e na faixa litorânea de Alagoas até a região do Recôncavo Baiano.

Nuvens carregadas continuam se formando sobre o Norte do Brasil. Além da umidade do ar elevada e do calor, a Zona de Convergência Intertropical está bastante ativa na costa norte brasileira.

Essa terça-feira é um dia de muita chuva sobre o Amapá, Pará, Roraima, no Norte e Leste do Amazonas. As pancadas de chuva são frequentes nestas áreas. O restante da região tem pancadas de chuva mais intercaladas com períodos de sol.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias