Home / Brasil

BRASIL

Dino relaciona ataque em escola no PR a ódio na internet

Ataque em escola no Paraná levanta preocupações sobre discurso de violência e ódio na internet, alerta ministro da Justiça

Reprodução/RPC TV Reprodução/RPC TV

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, levantou uma importante questão após o trágico ataque a tiros ocorrido nesta segunda-feira, 19, no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, localizado em Cambé, no Paraná. Durante uma agenda no Rio de Janeiro, o ministro relacionou o incidente com o crescente discurso de violência e ódio propagado na internet.

No ataque, um ex-aluno invadiu a escola e abriu fogo contra estudantes, resultando na morte de uma jovem e deixando um rapaz gravemente ferido. As vítimas eram namorados, o que intensifica ainda mais a comoção da comunidade local diante dessa tragédia.

Flávio Dino expressou preocupação com o impacto negativo que as redes sociais e a proliferação irresponsável de mensagens violentas podem ter sobre os jovens. Ele ressaltou que é necessário refletir sobre a presença do discurso de violência na sociedade brasileira e evitar a tentativa de individualizar esse problema, considerando-o como algo sistêmico.

“O que nós vimos hoje em larga medida no Brasil, exatamente a apologia à violência, que está hoje na pauta da mão da nossa juventude, pelos smartphones, pelos tabletes e pela proliferação irresponsável de mensagem de violência e ódio na internet. Derrubando às vezes os esforços das famílias”, disse o ministro.

Dino ressaltou a importância de abordar a questão fundamental que o país enfrenta atualmente: a disseminação de um discurso que exalta a violência, enfraquece os laços interpessoais de solidariedade, respeito, amor e fraternidade, essenciais para uma sociedade saudável. Ele alertou para a necessidade de compreender a dimensão sistêmica desse problema e enfatizou que simplesmente atribuir a culpa a indivíduos não é suficiente.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias