Home / Brasil

BRASIL

Idosa de 82 anos é resgatada de trabalho análogo à escravidão

Ela trabalhava na residência de uma médica e de um empresário, em Ribeirão Preto (SP)


		Idosa de 82 anos é resgatada de trabalho análogo à escravidão
DIVULGAÇÃO

Após 27 anos em regime análogo à escravidão, uma mulher de 82 anos, foi resgatada da residência de uma médica e de um empresário, em Ribeirão Preto (SP).

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o casal tentou fugir levando a idosa, mas foi impedido pela Polícia Militar, que participava da operação no local.

Na última sexta-feira, 02, a Justiça bloqueou R$ 815,3 mil em bens dos acusados que vai ser transferido para a empregada doméstica que não teve acesso a salário nem folga por quase 30 anos.

“Mulher, negra, de origem humilde, analfabeta, ela é mais um exemplo de interseccionalidade, uma vez que evidencia a sobreposição de opressões e discriminações existentes em nossa sociedade, as quais permitiram que tantos anos se passassem sem que a presente situação de exploração fosse descoberta pela comunidade que rodeava a família”, alega o procurador Henrique Correia.

Em depoimento a idosa disse que “não conhecia dinheiro” e que começou a trabalhar como empregada doméstica quando ainda era criança na casa de outra família. Após a primeira patroa morrer, ela foi “cedida” para o casal que enganavam a vítima dizendo que estavam guardando o dinheiro para ela comprar uma casa. Eles podem ser incluídos na chamada "lista suja" do trabalho escravo, cadastro que reúne empregadores que submeteram os empregados a condições análogas à escravidão.

A idosa foi encaminhada à Defensoria Pública da União (DPU).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias