Home / Brasil

DESASTRE AMBIENTAL

Maceió: solo afunda mais 5,7 cm sobre mina da Braskem

A Braskem, responsável pela mina, informou que está trabalhando para conter o afundamento e minimizar os impactos da situação.

Imagem ilustrativa da imagem Maceió: solo afunda mais 5,7 cm sobre mina da Braskem

O solo sobre a mina 18 da Braskem, em Maceió, afundou mais 5,7 centímetros nas últimas 24 horas, segundo medição da Defesa Civil do município. Com isso, o deslocamento vertical acumulado da cavidade chegou a 2,06 metros. A velocidade do afundamento vem diminuindo desde o dia 30 de novembro, quando chegou a 5 centímetros por hora. No entanto, ainda é considerada alta e motivo de preocupação para as autoridades.

A Defesa Civil mantém o alerta máximo para a região afetada, que inclui os bairros do Mutange, Bebedouro e Pinheiro. A recomendação é que os moradores evitem circular pela área e que as edificações sejam evacuadas.

A Braskem, responsável pela mina, informou que está trabalhando para conter o afundamento e minimizar os impactos da situação. A empresa já desocupou mais de 25 mil imóveis na região e está indenizando os moradores.

A Braskem está trabalhando para conter o afundamento do solo por meio de dois métodos:

Injeção de calda de polímeros:A calda de polímeros é injetada no solo para aumentar sua resistência e reduzir o risco de afundamento.

Retirada de água do subsolo:A água é retirada do subsolo para reduzir a pressão sobre o solo e evitar o afundamento.

Ainda não há previsão de quando o afundamento do solo será contido. O tipo de sal que causou o desastre em Maceió é chamado de sal-gema. O sal-gema é um tipo de cloreto de sódio, o mesmo sal que usamos na cozinha, mas é encontrado no subsolo em estado sólido. O sal-gema é usado na indústria química para a produção de soda cáustica e cloro, que são usados na fabricação de uma variedade de produtos, incluindo papel, plástico e produtos de limpeza.

O sal-gema é um material muito denso e pesado. Quando é extraído do subsolo, ele cria um espaço vazio que pode causar o afundamento do solo. No caso de Maceió, a Braskem, uma empresa química, estava extraindo sal-gema de uma mina subterrânea. O afundamento do solo causou danos a edifícios, vias públicas e redes de infraestrutura, e forçou a evacuação de mais de 25.000 pessoas.

O que é o sal-gema, causador central do desastre em Maceió?

O sal-gema é um tipo de cloreto de sódio, o mesmo sal que usamos na cozinha, mas é encontrado no subsolo em estado sólido. É uma substância mineral formada pela evaporação da água do mar ou de lagos salgados. O sal-gema é um material muito denso e pesado, com uma densidade de 2,17 g/cm³.

O sal-gema é encontrado em todo o mundo, mas os depósitos mais significativos estão localizados nos Estados Unidos, Canadá, México, Rússia, China e Índia. O Brasil também possui depósitos de sal-gema, principalmente no Nordeste.

O sal-gema também é usado na indústria química para a produção de soda cáustica e cloro, que são usados na fabricação de uma variedade de produtos, incluindo papel, plástico e produtos de limpeza. Também é usado na indústria de alimentos para a produção de sal de cozinha e outros produtos alimentares.

A extração de sal-gema é uma operação complexa que envolve a perfuração de poços profundos no subsolo. O sal-gema é então extraído por bombeamento ou por dragagem.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias