Home / Cotidiano

COTIDIANO

Em Aparecida de Goiânia, projeto prevê multa para desperdício de água

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, propôs à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê um conjunto de medidas para o uso consciente da água. Dentre os itens propostos está multa de até R$ 250 para quem for flagrado lavando calçadas, garagens, pátios e até carros com mangueiras ou lavadoras de alta pressão.  Em caso de reincidência, o valor poderá ser dobrado.

Além disso, o plano também prevê a proteção de nascentes e reúso da água, além de implantação de torneiras e descargas que gastem menos.  O projeto ainda precisa ser aprovado pelos vereadores para entrar em vigor. Ainda não há previsão para apreciação.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, cada morador da cidade consome, em média, 160 litros de água por dia. Em um mês, o total chega a quase 5 mil litros. Caso a medida seja aprovada, a prefeitura espera evitar desperdícios e racionamento de água.

“O mais importante de tudo é a conscientização da população. Se a população não abraçar essa lei, não resolve. Não vai ser a multa de R$ 500 que vai trazer a água para nós, mas sim a conscientização de todos”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Fábio Camargo.

Mesmo com a perspectiva da multa, a proposta vem agradando os moradores da cidade. O pintor Antônio das Graças Ferreira, que mora em Aparecida há mais de 40 anos, afirma que lavar a calçada é um hábito antigo dos moradores e que, mesmo nos períodos de crise, muitos não têm consciência do desperdício. “Tem gente que lava até a rua”, conta.

A dona de casa Adeli Machado Amaral mora no Conjunto Cruzeiro Sul e lembra sem saudades do período no ano passado em que passou vários dias sem água em casa. Por isso, ela conta que dispensa água e a limpeza na calçada é feita com a vassoura.  “Estou fazendo a minha parte, não estou desperdiçando água, não estou jogando água fora e está limpinha a calçada”, diz.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias