Home / Cotidiano

COTIDIANO

Guarda Civil se posiciona sobre vídeo de homem agredido em unidade de saúde

Segundo versão da corporação civil, idoso tentou retirar arma de um dos guardas, que reagiu dentro da unidade de atendimento

Andréia Pereira e Ludmilla Moreira

O vídeo de um idoso sendo retirado por guardas civis metropolitanos de um local da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Setor Jardim Itaipu, em Goiânia, está circulando nas redes sociais. As imagens causaram indignação na população e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) se posicionou sobre o caso.
De acordo com Valdimir Passos, subcomandante da GCM, o episódio se iniciou quando o idoso foi ao Cais procurando atendimento por causa de uma sinusite. Ele ressalta que nas unidades de atendimento da rede pública, geralmente, os casos são classificados em mais ou menos urgentes e por ter seu quadro clínico classificado como menos prioritário, o idoso precisou esperar pelo atendimento.
O paciente estava no local desde o período da manhã, quando se irritou pela primeira vez e, segundo o subcomandante, foi orientado pelos guardas a voltar para a casa, esperar um pouco e retornar mais tarde. Quando retornou, ainda no período da tarde, o idoso reclamou uma outra vez da demora e iniciou uma discussão com a recepcionista do local.
Os guardas foram acionados. De acordo com Valdimir, os profissionais da segurança apenas fizeram a mediação do conflito. No momento em que eles chegaram, o idoso teria, segundo o subcomandante, tentado tomar uma pistola de imobilização de um dos guardas. Um outro reagiu, tentando segurar o homem, que se jogou no chão. Nesse momento, pacientes, que estavam presentes na unidade, iniciaram as filmagens que circulam nas redes sociais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias