Home / Cotidiano

COTIDIANO

MST requer transparência em cidade goiana

Da Redação

O promotor de Justiça Frederico Augusto de Oliveira Santos intermediou acordo para desocupação da prefeitura de Simolândia, no Nordeste do Estado.

A ocupação ocorreu na segunda-feira (23/3) por um grupo de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Brasília e moradores da região, que apresentaram diversas reivindicações, entre elas, a prestação de contas por parte do Poder Executivo.

A presença do Ministério Público de Goiás foi solicitada pelos manifestantes, que impediram o acesso de funcionários públicos à prefeitura.

Segundo apontou o promotor, inicialmente foi realizada uma reunião com o prefeito, José Cardoso de Lima Neto, alguns secretários municipais e os vereadores. Contudo, o grupo definiu que só sairia da prefeitura caso o Ministério Público estivesse presente. Assim, o prefeito e um vereador compareceram à promotoria e solicitaram a intervenção do promotor Frederico Santos, para que saída da população do pátio da prefeitura fosse tranquila e sem violência.

CONTAS

Assim, com a chegada do promotor no local, ficou estabelecido um acordo em que o prefeito aceitou prestar contas à população e aos vereadores, num encontro em que todos falassem e fossem ouvidos. Dessa forma, os cidadãos questionaram, reclamaram, cobraram e também ouviram o prefeito e os secretários.

Conforme relatou o promotor, a população revindicava transparência dos gastos do dinheiro público, venda de bens públicos e processos licitatórios (maquinário agrícola, educação, saúde, emenda perda, assistência social e secretariados). Ele esclareceu ainda que os moradores pediram uma investigação a fundo do Ministério Público no município, porque, segundo afirmaram, “o descaso é total, em todas as áreas, principalmente na saúde”. “Não estamos pedindo nada de mais, só o básico para termos uma vida digna”, disseram. Após a reunião, que durou cinco horas e meia, o grupo deixou a prefeitura.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias