Home / Cotidiano

COTIDIANO

O egoísta e o mundo

Aparecida Andrade Da editoria de Cidades

Você costuma respeitar o próximo, se preocupa em saber se vai prejudicá-lo em alguma tomada de decisão, seja no trabalho, entre amigos ou em casa, e, mais, consegue aceitar não como resposta sem achar que o universo está conspirando contra você? Se sua resposta for sim, saiba que você está mais para uma pessoa altruísta, dedicado aos seus semelhantes, do que egoísta.
O egoísta, descreve Wadson Arantes Gama, especialista em psicologia social e presidente do Conselho Regional de Psicologia de Goiânia, pensa e age com o intuito de conseguir tudo que deseja, não se importando com os sentimentos alheios. "É um indivíduo que se considera o centro de tudo, em detrimento ao desejo do outro. Ou seja, não se importa com o outro e não aceita as regras estabelecidas pela sociedade", define.
Para a psicóloga e psicoterapeuta Olga Inês Tessari, é natural uma criança ambicionar que suas vontades sejam prontamente atendidas. Também é natural que os pais busquem atender essas vontades externadas pelos filhos quando pequenos. No entanto, ela chama a atenção para o fato de uma pessoa chegar à fase adulta pensando que pode tudo.
"Uma pessoa que chega à fase adulta pensando que pode tudo, certamente foi educada dentro de um lar onde sempre acabava por conseguir tudo o que queria: pode ser o caso do filho que não aprendeu a lidar com limites ou mesmo nunca teve limites impostos pelos pais que sempre satisfaziam as suas vontades".
Wadson acrescenta que, conforme a psicologia do desenvolvimento humano, os indivíduos passam por várias fases que conduzem a pessoa ao amadurecimento e convívio em sociedade. "Ainda pequena essa criança começa a se relacionar com o outro na sociedade e a partir daí ela começa a ter imposições. Com o passar do tempo, ela vai percebendo que precisa se relacionar com os outros e que existem limites. Existem pessoas que se desenvolvem, enquanto outras permanecem nessa fase" declara.
Tessari observa que como vivemos em sociedade, somos educados a buscar as nossas satisfações, mas sem prejudicar o próximo, se possível. Reconhece ser natural do ser humano querer o melhor para si mesmo, pensar em si próprio em primeiro lugar, querer satisfazer os seus desejos e vontades.
No entanto, ela define que outras características que fujam esses limites se enquadram em um perfil egoísta. "O egoísta não respeita o próximo, não se preocupa em saber se vai prejudicá-lo ou não. Ele apenas pensa e age no sentido de conseguir tudo o que quer, tudo o que pensa e deseja e não aceita um não como resposta quando aquilo que deseja depende da anuência de outra pessoa" define.

Ambiente
de trabalho
De acordo com a psicóloga Inês Tessari, trabalhar com pessoas egoístas e o modo de agir com esse indivíduo torna-se realmente difícil, porque não se pode colocar limites em uma pessoa que nunca aprendeu a lidar com eles. Esclarece que a situação pode se complicar ainda mais quando esta pessoa for chefe: "Ele procura ter a sua volta pessoas submissas, tem prazer em liderar - subjugar seria a melhor palavra - até porque, como líder faz com que as pessoas ajam de acordo com suas vontades."
Contudo ela alerta ser preciso saber colocar limites, mostrando a este chefe seus direitos. Caso não o faça, este pode chegar ao ponto de querer que o empregado trabalhe como ele, faça horas extras e não almoce, por exemplo. "Muitas pessoas acabam por pedir demissão por não suportarem a ditadura do chefe egoísta".
"Nessa época em que vivemos, pós-moderna, em que os indivíduos são cobrados a ter a mais alta performance, em que ele tem que ser muito bom - além dos outros -, o egoísta esteja ele em uma empresa ou na família acaba prejudicando as relações com o outro", avalia o psicólogo Wadson.
Os especialistas esclarecem que o egoísta pode encontrar muitas dificuldades na vida, uma vez que vive em sociedade e as pessoas nem sempre vão aceitar seu comportamento, em que deseja que todas as suas vontades sejam satisfeitas. Essas circunstâncias podem levar ao rompimento das relações. Tessari considera que pelo fato do egoísta pensar em si mesmo em primeiro lugar, sua autoestima costuma estar num bom nível porque nunca se vê como o causador dos problemas e costuma sempre colocar a culpa nas outras pessoas.
"Pessoas assim costumam ser solitárias, muitas vezes por opção, por não aceitarem que os outros pensem diferente dela. É possível que ela entre em depressão por não perceber que o erro está nela mesma, pela dificuldade em aceitar um não como resposta e que é ela mesma quem afasta as outras pessoas de sua vida por causa do seu egocentrismo e arrogância" constata.

Saiba mais

Você é egoísta?

  •  O egoísta procura ter a sua volta pessoas submissas, fazendo com que estas ajam de acordo com suas vontades
  •  Não se preocupa em saber se vai prejudicar ou não o outro, apenas pensa e age no sentido de conseguir tudo que pensa e deseja
  •  Procura sempre estar no controle decidindo aonde ir, o que fazer como fazer, não aceitando alternativas
  •  Para alcançar seus objetivos, usa de artifícios como barganhas e chantagens para que os outros façam o que ela quer
  •  Pessoas assim costumam ser solitárias, muitas vezes por opção, por não aceitarem que os outros pensem diferente dela

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias