Home / Cotidiano

COTIDIANO

Representantes da Umbanda e do Candomblé fazem denuncia contra Gladiadores, da Universal

Ontem (23), representantes das religiões Umbanda e Candomblé se reuniram com o procurador federal Jaime Mitropoulos para entregar documentos que denunciam a Igreja Universal. As informações são do jornal O Dia.

Os representantes das duas religiões também, durante uma manifestação que foi realizada em frente ao Ministério Público Federal, no Rio de Janeiro, declararam temer o grupo Gladiadores, da Universal.

Recentemente, o assunto sobre a formação do grupo se tornou destaque em vários jornais. Um vídeo de uma reunião dos membros do Gladiadores foi divulgado e gerou polêmica. Nas imagens, jovens aparecem gritando que estão "prontos para a batalha".

Segundo o advogado e candomblecista Luiz Fernando Martins da Silva, em entrevista ao O Dia, a manifestação ocorreu porque os participantes se sentiram amedrontados com as imagens. “A comunidade está assustada com os vídeos que viu destes grupos paramilitares, fardados, de coturno, que promovem pseudoexorcismos de seus orixás e adotam discurso violento contra a liturgia dessas religiões”, destacou.

Segundo os manifestantes, o Ministério Público foi procurado para que possa ajudar a promover um audiência com representantes da Umbanda, do Candomblé e da Universal para a igreja explique a finalidade do grupo.

Logo após a divulgação das imagens nas redes sociais e o assunto ter se tornado polêmica, a Universal bloqueou o vídeo e publicou uma nota, afirmando que o programa Gladiadores do Altar, que faz parte de um projeto social, "promove ações beneficentes como campanha de doação de sangue, alimentos, roupas e livros para comunidades carentes", informou.

A Universal afirmou também que se dispõe a prestar qualquer esclarecimento sobre suas práticas religiosas, declarou que sempre se pautou pelo respeito às demais religiões e espera ter como resposta o mesmo respeito.

Com informações O Dia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias