Home / Cotidiano

COTIDIANO

Visita cultural

Saulo Humberto Da editoria de Cidades

Com 65 anos de idade e 60 de atividade, o artista plástico, escritor, arquiteto e professor Tai Hsuan-An esteve presente nas dependências do DM visitando o editor-geral do jornal, Batista Custódio. Na ocasião, ele concedeu uma entrevista tendo como tema a sua história de vida e carreira artística.
Tai nasceu na China em 1950, onde aos cinco anos iniciou a arte da pintura. Ele veio para o Brasil aos 15 anos, trazido pelo pai, que avaliou o país como sendo de futuro. O artista graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP).
Em 1977 se mudou para Goiânia, onde realizou a primeira exposição individual de pintura chinesa, considerada uma novidade na época. Porém, para o artista não era compatível estar no Centro-Oeste e realizar esse tipo de pintura. Devido a isso, após a exposição realizada no Hotel Bandeirante, ele mudou seu estilo, inserindo mais cores, contrastes e luz em suas obras.
Em 1981, no Museu Zoroastro Artiaga, ocorreu a segunda exposição do artista plástico. Naquele ano, seus trabalhos já apresentavam uma mistura de arte dos dois países. "O público viu com tema bem daqui [Brasil] e com técnicas com minha cultura de origem [China]", explica.

Atividades
Tai também ajudou a criar o curso de Design da Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sendo professor e coordenador do curso. Atualmente, ele integra o corpo docente do Departamento de Artes e Arquitetura da instituição de ensino.
Além de pintura, Tai Hsuan-An já trabalhou com a maioria das técnicas de artes plásticas como escultura e arquitetura. Ele também atuou como design e é escritor, com três livros publicados: Desenho e Organização Bi e Tridimensional da Forma, Sementes do Cerrado e Design Contemporâneo, e Ideogramas e a Cultura Chinesa.
Ele já participou de mais de 100 exposições coletivas e 20 individuais, inclusive em países como Ásia, China, Japão, Estados Unidos e França. Entre os próximos trabalhos a serem realizados pelo artista plástico está o painel da Capela São José, da PUC-GO. No local, o artista está construindo um painel de entalho com a história de São José.
Arte
"Não há coisa mais importante para o artista que a liberdade. A temática da minha pintura é a natureza, os pássaros são retratos da liberdade", diz Tai, ao explicar o tema das suas imagens.
O profissional - que já realizou trabalhos de pintura com outros artistas com D.J. Oliveira, Amaury Menezes, Cleber Gouvea, Sáida Cunha e Omar Souto - explica que os artistas de Goiânia eram muito unidos. Ele afirma que para um artista é ideal uma cidade que não seja pequena nem grande demais, pois desta forma é melhor para encontrar os "colegas artistas".
Em relação ao especial "56 anos de Liberdade" publicado no Diário da Manhã, que retrata a história e obra dos artistas goianos, ele diz que o coordenador de arte da série, PX Silveira, é um incentivador da arte. "[A série] é uma grande oportunidade para a população conhecer a nossa produção", afirma.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias