Home / Cotidiano

COTIDIANO

“Carreta da mulher” no Governo Junto de Você

Moradoras de Luziânia, Águas Lindas, Padre Bernardo, Cristalina, Planaltina e cidades vizinhas poderão aproveitar as edições do Governo Junto de Você para realizar exames na Unidade Móvel de Saúde da Mulher – Mulher com + Saúde.

A gerência de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente da Secretaria da Saúde divulgou o calendário atualizado das atividades da unidade, conhecida como “Carreta da mulher” – um consultório ambulante, com pessoal e tecnologia para realizar exames preventivos do câncer de mama, do colo do útero e ultrassonografias.

A primeira parada será em Posse, de 2 a 16 de maio. Depois, a unidade móvel irá para as cidades participantes do Governo Junto de Você, começando por Luziânia, de 21 a 24 de maio, seguida de: Águas Lindas, de 2 a 5 de julho; Padre Bernardo, de 13 a 16 de agosto, Cristalina, de 24 a 27 de setembro; e Planaltina, de 19 a 22 de novembro, informa a subcoordenadora de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Jordane Moreira de Melo.

A “Carreta da mulher” foi inaugurada em março, em Trindade, onde permanece até o dia 25 de abril. “A proposta da unidade é descentralizar a oferta desses serviços e levar a milhares de mulheres residentes em municípios afastados dos grandes centros urbanos a segurança de poder se prevenir contra esses dois tipos de câncer que matam mulheres no Brasil e no mundo”, diz o secretário Leonardo Vilela.

Exames

A “Carreta da mulher” conta com mamógrafo, ultrassom ginecobstétrico e aparelho de colposcopia para exames de colo do útero. Doze profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de radiologia e auxiliares, trabalham em regime de escala e revezamento. A detecção precoce do câncer de colo de útero pode garantir a cura em até 100% dos casos.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM/DataSUS/Ministério da Saúde), morreram em Goiás, no ano de 2012, 173 mulheres em decorrência do câncer do colo do útero, enquanto outras 357 morreram por câncer de mama. Segundo a Gerência da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente da Saúde estadual, esses números são considerados elevados, tendo em vista que essas enfermidades podem ser evitadas por meio de exames preventivos.

Atendimento

Em Posse e nas cidades participantes do Governo Junto de Você, a “Carreta da mulher” atenderá mulheres com idades entre 25 e 69 anos. O exame citopatológico do colo do útero será disponibilizado para mulheres com idades entre 25 e 64 anos, já a mamografia será feita em mulheres com idades entre 50 e 69 anos.

Nas edições do Governo Junto de Você, o atendimento será oferecido das 8 às 18h e aos sábados e domingos, das 8 às 17h. As mulheres que tiverem identificação positiva para câncer da mama ou de colo de útero são encaminhadas para unidades de saúde, através da regulação dos municípios.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias