Home / Cotidiano

COTIDIANO

Construtora goiana é pioneira em sustentabilidade

Da redação

Máximo aproveitamento dos recursos naturais, racionalização do uso da energia, utilização de tecnologias que permitam economia de água, redução do impacto ambiental do empreendimento durante a obra e no período de operação. Estas são as principais características das obras da Pontal Engenharia, construtora goiana e a primeira do Brasil a conquistar cinco certificações: NBR ISO 9001, PBQP-H (nível A), NBR 16001, OHSAS 18001 e NBR ISO 14001, que atestam a qualidade e a responsabilidade dos empreendimentos e projetos.

Responsável por diversas ações voltadas à preservação do meio ambiente, a redução do desperdício e o cumprimento da legislação ambiente vigente, a empresa constrói empreendimentos que reaproveitam a água da chuva e usam a energia solar.

No ramo há 28 anos, a empresa foi pioneira, em Goiás, em aliar engenharia e sustentabilidade. Seus diretores sabem que a construção afeta o meio ambiente e consome grande percentagem de água e de outros recursos naturais. Ciente deste reflexo, o grupo se preocupou em implementar alternativas e reutilizar também os resíduos gerados pelas obras, que, se descuidados, iriam poluir ainda mais a cidade.

Nos edifícios construídos, os telhados dos prédios captam água da chuva, que é armazenada em reservatórios específicos. A água captada da chuva é distribuída por tubulação independente para uso nos vasos sanitários dos apartamentos e nas áreas comuns, em torneiras de jardins e limpeza, o que permite poupar de 30% a 40% dos gastos com água durante o período chuvoso. Reflete na conta e resulta também em economia de um recurso que já vem dando sinais de escassez.

A Pontal desenvolve também uma tecnologia que permite o aquecimento solar da água que é utilizada nos chuveiros dos apartamentos. O objetivo é reduzir o consumo de energia elétrica. É um projeto inteligente, já que os chuveiros, atualmente, são uns dos itens que mais consomem energia em um imóvel. Estes projetos citados são exemplos de sistemas que permitem uma economia de 5 milhões e 600 mil litros de água por ano em um edifício. “Uma conta de energia de R$ 100, por exemplo, cairia facilmente para uns R$ 60, o que representa uma redução de 40%”, explica o diretor-executivo da Construtora, o engenheiro civil Ivo Corrêa Faria.

Cada canteiro de obra possui uma miniusina que tritura o entulho gerado e o reaproveita como matéria-prima. Com isto, não há caçambas de entulho, o que reflete em vários fatores: além da redução de desperdício, não há caçambas nas ruas atrapalhando o trânsito, há reutilização de produtos e prolonga-se, assim, a vida útil dos aterros sanitários. “Hoje, em cada metro quadrado que é construído no Brasil produz-se 150 quilos de lixo. Com as práticas voltadas para o reaproveitamento de resíduos, produzimos 60 quilos por metro quadrado”, detalha Ivo Corrêa. “Se todas as construtoras de Goiânia realizassem estas práticas, prolongaríamos a vida útil do aterro sanitário de Goiânia por mais 11 anos”.

O diretor-executivo reitera que ser ecológico é mais que ter uma árvore no jardim. “Ser sustentável de verdade é bem mais do que isto”, diz. “Representa investimento para atender a necessidade do morador, sem destruir os nossos recursos naturais, que já estão dando sinais de esgotamento”. Em 2014, a Pontal foi uma das nove empresas brasileiras vencedora do Prêmio Eco na modalidade Estratégia/Liderança/Inovação para Sustentabilidade. A categoria premia as empresas que se destacaram em projetos de sustentabilidade incorporada aos negócios.

Interação com a Sociedade 

Além de aplicar a sustentabilidade em suas obras, a construtora realiza uma série de projetos em parceria com a sociedade civil e órgãos públicos.

Um deles é o Projeto Primavera, um programa em parceria com o Jardim Botânico de Goiânia. Ele é voltado para a educação ambiental, produção e plantio de mudas em áreas degradadas do parque e da cidade. O Projeto Primavera foi um dos responsáveis pelo enquadramento do Jardim Botânico na Categoria B, classificação do Ministério do Meio Ambiente para os Jardins Botânicos do País.

Por meio desta parceria, a Pontal Engenharia patrocinou, em março deste ano, a quinta edição do Concurso de Redação. O concurso foi criado pela construtora para incentivar ações sustentáveis e de preservação da natureza entre as crianças. Este ano, o tema da redação foi “Jardim Botânico – nascente de Goiânia”. Participaram estudantes das escolas municipais Antônio Fidélis, Benedita Luiza e Frei Demétrio Zanqueta e a escola estadual Dom Abel. A aluna Cleisla Cristine Barbosa Lessas, da Escola Municipal Antônio Fidélis, ganhou em primeiro lugar na edição deste ano.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias