Home / Cotidiano

COTIDIANO

Cultura ganha fôlego em Goiás

Na celebração de aniversário de 56 anos de Liberdade do jornal Diário da Manhã e do Cinco de Março, aconteceu a inauguração do “Espaço Papa Francisco de Todas as Artes”, na última terça-feira (31), na sede do jornal, evento que teve como um dos objetivos homenagear o papa e revelar a arte como uma espécie de farol da humanidade.

Os organizadores do evento entendem que a arte leva o homem a pensar e agir. A partir dessa concepção de valores, que permite ao homem ter liberdade de expressão, convidaram artistas goianos a participar do projeto, através do qual pudessem homenagear os 21 anos do jornal Cinco de Março, 35 anos do Diário da Manhã e, com maior ênfase, o papa Francisco, com a idealização do Espaço Papa Francisco de Todas as Artes.

O papa Francisco, hoje, é considerado um dos homens mais virtuosos da humanidade. Seus admiradores fazem parte de distintos credos e sociedades. Desta forma, tanto ele quanto os artistas trazem um novo olhar para o meio que representam.

A galeria em homenagem ao papa contou com doações consignadas de mais de 50 obras de artes, produzidas por artistas de renome como Amaury Menezes, decano das artes plásticas em Goiás; Tai Hsuan-na, artista chinês radicado em Goiânia há 37 anos, que em sua pintura une a técnica chinesa ao tema do Cerrado, mestre reconhecido internacionalmente; G. Fogaça, que atualmente trabalha em um importante circuito nos museus da América Latina e Europa; e Omar Souto, um dos principais artistas de Goiás. Como ele bem costuma dizer, saiu do interior (Heitoraí), mas o interior não sai dele. E, assim, segue retratando o povo goiano de forma singela e em cenários de diversos eventos do cotidiano.

CONTERRÂNEO DO PAPA

Na abertura da solenidade, o padre argentino Rafael Javier Miguel Magul, da Paróquia São Nicolau de Goiânia, falou da notória contribuição do papa em mudanças de paradigmas sociais no mundo. Em seguida abençoou o “Espaço Papa Francisco de Todas as Artes”.

O padre Rafael trabalhou com o monsenhor Bergloglio em cruzadas ecumênicas e confidenciou ao público presente, na inauguração do espaço, alguns ensinamentos que obteve no convívio pessoal com o hoje autodenominado e eleito Francisco.

Também esteve no local e abençoou a galeria o padre César Luis Garcia, da Paróquia Mãe de Misericórdia.

Durante a cerimônia, o editor-geral do DM, jornalista Batista Custódio, recebeu homenagens da pintora autodidata Graça Estrela; da atriz e poeta Clarissa Dias; do artista plástico Amaury Menezes e do secretário de Cultura de Goiânia, dramaturgo e artista plástico Ivanor Florêncio, que também recitou um poema em homenagem a Custódio.

MÚSICA

O evento contou, ainda, com a apresentação musical de William Corbo e Geórgia Brown; do responsável pela evolução técnica da viola, Marcos Biancardini, que tem seu trabalho reconhecido nacional e internacionalmente. Para encerrar, foi oferecido um coquetel aos convidados.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias