Home / Cotidiano

COTIDIANO

Delegadas das Deams reivindicam na Alego

Na manhã de ontem foi realizado no Auditório Solon Amaral da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, a primeira reunião com os delegados titulares das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams). O encontro foi idealizado pela deputada estadual Delegada Adriana Accorsi (PT) e teve como objetivo principal reunir as principais reivindicações de todas as partes do Estado.

“Nós convidamos as delegadas que chefiam as Delegacias de Atendimento à Mulher em todo Estado de Goiás no sentido de levantar a real situação das delegacias da mulher em todo o estado. E também colocar o nosso mandato e a Comissão de Segurança Pública da Assembleia à disposição para pensar ações que possam fortalecer as delegacias e a política de atendimento as mulheres em situação de violência. E, principalmente, a violência doméstica e o combate ao feminicídio em nosso estado”, explicou a deputada.

Conforme a delegada Adriana Accorsi, nos últimos anos os números tem crescido drasticamente. Sinal de alerta que foi detectado em 2012, quando foi realizada uma CPMI nacional sobre a violência contra a mulher. Atualmente, Goiás ocupa o quarto lugar no ranking da violência contra as mulheres.

“Já a pesquisa referente ao ano de 2014, infelizmente nos levará a subir nesse ranking Uma vez que tivemos um aumento de 150% no número de mulheres assassinadas em Goiás no ano de 2014. Essa estatística ainda não está pronta, mas nós sabemos que houve um aumento no número de casos,” declarou a presidente da Comissão de Segurança Pública.

Perguntada sobre as principais reivindicações, Accorsi disse que são várias e que conta com o apoio dos demais deputados da Casa de Leis e do líder do executivo estadual no sentido de viabilizar a resolução dos problemas.

“Nós entendemos que temos que agir para estruturar criando estrutura física e precisamos de mais servidores para atuar nessa área de combate à violência contra as mulheres. Também precisamos elaborar uma maneira de conscientização da própria população em relação à cultura machista existente em Goiás, que é sem dúvida a principal responsável por toda essa violência”, declarou Adriana Accorsi.

Estrutura

Para a parlamentar, houve aumento significativo no número de delegacias especializadas no atendimento à mulher, mas, na opinião dela, ainda falta muito. A delegada relata que o senso comum dentre os titulares das delegacias são: pouco pessoal, poucas viaturas e estrutura aquém do necessário.

Conforme a parlamentar, várias regiões no interior do estado ainda não contam com a delegacia da mulher, o que impossibilita o atendimento adequado para mulheres vítimas de violência.

SAIBA MAIS

Delegados que compareceram na reunião

  • Ana Paula de Paula Machado
  • Edilaine Moreira
  • Agnaldo Coelho
  • Aline Soares
  • Sabrina Miranda
  • Renata Vieira
  • Dilamar de Castro
  • Daniel José da Silva
  • Bruna Damasceno
  • Poliana Bergamo
  • Ana Elisa Gomes

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias