Home / Cotidiano

COTIDIANO

Goiânia mostra experiências

Uma administração focada em metas e embasada nos indicadores de sustentabilidade, será o que o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, vai mostrar durante palestra aos participantes da 1ª Conferência Internacional de Cidades Sustentáveis, promovida pelo Programa Cidades Sustentáveis e integrada ao III Encontro dos Municípios com os Desenvolvimento Sustentável (EMDS). O evento ocorrerá entre os dias 7 e 9 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A explanação do prefeito Paulo Garcia, prevista para acontecer na manhã do dia 8 de abril (quarta-feira), será sobre as experiências exitosas da administração municipal que resultaram na primeira colocação, no ano passado, do prêmio Cidades Sustentáveis, na categoria Metrópole. “A premiação é o reconhecimento do esforço dos gestores para tornar as cidades mais sustentáveis, e isso não passa apenas pelo meio ambiente. É também a consciência política, a economia responsável, o compromisso com os valores humanos, é o cuidado com o todo. E nossa preocupação é justamente isso, preparar Goiânia para as futuras gerações”, afirma o prefeito. Além de Paulo Garcia, os prefeitos de Sorocaba (SP), Canoas (RS), Quatro Pontes (PR) e Porto Alegre (RS) – municípios que também conquistaram a melhor pontuação na categoria – farão parte do painel com tema “Cidades reconhecidas pelo Prêmio Cidades Sustentáveis”.

De acordo com o coordenador da Unidade de Coordenação do Plano de Ação Goiânia Sustentável (UCPA), Flávio Yuaca, o prêmio teve como objetivo reconhecer as iniciativas dos gestores das cidades participantes do Programa Cidades Sustentáveis quanto à implantação de políticas públicas visando a qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável. “No caso da Capital, fomos premiados pelo fato de trabalharmos com metas, ou seja, há uma medição do trabalho desenvolvido e sabemos exatamente onde queremos chegar”. Segundo Yuaca, as conquistas são resultado de um planejamento com metas e medidas.

O coordenador da UCPA afirma que esse será um dos principais legados que a atual administração deixará às futuras gerações. “O diagnóstico da governança para resultados, método utilizado por Paulo Garcia, é, sem sombra de dúvidas, algo inovador para cidade, pois pela primeira vez a administração de Goiânia tem conseguido focar em metas e essa simples mediação é que resulta em uma gestão positiva”, diz.

Transparência

O secretário municipal de desenvolvimento sustentável, Paulo César Pereira, também será palestrante no III EMDS. Ele falará durante o painel com o tema “Transparência e Dados Abertos – Combate e prevenção à corrupção, gestões inovadoras, transparentes e democráticas”, que acontecerá na tarde do dia 8 de abril. Paulo César dará, como exemplo, o Manual de Procedimentos Administrativos para Análise e Aprovação de Projetos Arquitetônicos e Emissão de Alvarás para Execução de Obras, criado pela Prefeitura de Goiânia em fevereiro deste ano.

Gestão ambiental

Já na manhã do dia 9 de abril, o destaque será para as políticas públicas na área de Meio Ambiente. Goiânia estará novamente representada pelo presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Pedro Wilson, que será o moderador do painel com o tema “Estratégias para a gestão ambiental municipal – Alternativas para o enfrentamento da crise hídrica e os desafios ambientais urbanos”. Pedro Wilson debaterá com outros gestores municipais da área ambiental a atual arquitetura legal e institucional de gestão ambiental, suas facilidades e dificuldades e apresentará dados positivos de Goiânia nessa área, entre eles, de que a Capital é a cidade brasileira com o maior número de área verde habitante, 94 metros quadrados, e possui também o maior número de árvores plantadas em vias públicas, 0,79 árvores por habitante.

Além de palestrar na conferência internacional, o prefeito de Goiânia participará também das palestras e oficinas do III EMDS, promovido pela Federação Nacional de Prefeitos com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias