Home / Cotidiano

COTIDIANO

II Seminário Nos Trilhos da Cultura e do Turismo

Por Sebastian Pereira

Lideranças políticas municipais e do Estado, gestores culturais e de turismo, entidades do terceiro setor, grupos culturais e fazedores de cultura se reúnem em Vianópolis, neste sábado (11), com a finalidade de discutir temas voltados para alavancar o setor cultural e turístico na região da Estrada de Ferro.

São integrantes e parceiros do movimento do turismo cultural na Estrada de Ferro, representantes das prefeituras de Senador Canedo, Bonfinópolis, Anápolis, Leopoldo de Bulhões, Silvânia, Vianópolis, Orizona, Pires do Rio, Urutaí, Ipameri, Goiandira e Catalão, além do Coletivo de Cultura do Estado de Goiás, Superintendência de Patrimônio de Goiás, Iphan, gestores municipais, Ponto Cultura 36 Arte no Cerrado, Associação Leopoldense pela Cidadania (Aleci), Fórum de Turismo, Dnit, Conselhos Municipais de Cultura, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Goiás Turismo, Prefeitura Municipal de Goiânia.

Para o prefeito e vice-presidente da Associação Goiana de Municípios, Issy Quinan, que recebe as delegações de outras cidades da região, o evento é um marco fundamental para sensibilizar as administrações municipais e do Estado no resgate da cultura e na defesa da implantação do trem turismo em Goiás.

Goiás conta com mais de 600 km de trilhos sendo utilizado exclusivamente para o transporte de cargas. “Nossa meta é mudar esse perfil e abrir espaço para o trem de passageiros, ainda que na modalidade turismo, aos finais de semana”, enfatiza Quinan.

“Vamos unir forças e solicitar alteração junto à Agencia Nacional de Transporte Terrestre para que libere concessão para o trem de passageiros. Essa modalidade já circulou por décadas no período áureo da ferrovia goiana”, destaca o prefeito vianopolino.

O Fórum de Gestores Culturais

O fórum, que será realizado neste sábado, representa um espaço, que tem por princípio exercitar a gestão intermunicipal no setor da Cultura, mediante o diálogo franco e direto entre gestores públicos, agentes culturais, gestores de turismo, sociedade civil organizada e conselhos municipais de cultura.

O Fórum de Gestores Culturais da Estrada de Ferro foi constituído no dia 9 de agosto de 2013, durante plenária de mobilização e luta em defesa da restauração das estações dos demais municípios que fazem parte da Estrada de Ferro. Atualmente, ele é composto por gestores públicos de Cultura, agentes culturais e entidades pertencentes aos 12 municípios da região, sendo Senador Canedo, Bonfinópolis, Anápolis, Leopoldo de Bulhões, Silvânia, Vianópolis, Orizona, Pires do Rio, Urutaí, Ipameri, Goiandira e Catalão que se reúnem bimestralmente.

Desde sua instalação, a entidade incorporou a luta para implantar o Projeto “Nos Trilhos da Cultura e do Turismo”. Durante as reuniões ocorridas nos municípios da região, o fórum ocupou-se com estudos, pesquisas, viabilidades econômicas, culturais e educativas, tanto que, um dos objetos de estudo é a análise crítica do projeto “Estação Goiás”, elaborado pela equipe da Agepel em 2004.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias