Home / Cotidiano

COTIDIANO

Justiça determina reintegração de posse de reitoria da UFG

Aparecida Andrade Da Editoria de Cidades

A Polícia Militar poderá a qualquer momento desocupar a Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) que foi ocupada por estudantes do Movimento de Casa dos Estudantes (MCE-GO) na última terça-feira (14) Desde a última quarta-feira que os estudantes do MCE ocuparam a reitoria da UFG, no campus II, onde fazem protestos reivindicando mais benefícios na assistência estudantil. Dentre as cobranças de melhorias estão as reivindicações pela construção de novos prédios da moradia estudantil nos campi central e do interior e a conquista de bolsas de auxílio para todos.

De acordo com os estudantes, a decisão de reivindicar melhorias partiu devido a falta de estruturas físicas das atuais casas universitárias e criação de novas unidades, bem como em prol da alteração do valor da bolsa alimentação de R$ 200 para R$ 600 e aumento do número de bolsas-permanência.

LAMENTO

A decisão de reintegração de posse foi emitida na tarde de ontem pela 7ª Vara do Poder Judiciário do Estado de Goiás. Os estudantes lamentam a decisão e afirmam que a reitoria não abriu diálogo para as reivindicações apresentadas, a não ser que estes desocupassem antes o lugar para só então dialogarem. O que não foi acatado pelos universitários que permanecem na localidade e asseguram que só sairão quando a polícia chegar para fazer a desocupação.

Professores da UFG e de outros centros acadêmicos emitiram nota de apoio ao movimento e de repúdio ao que consideram intransigência por parte da reitoria. Sobre a decisão de reintegração de posse, a Polícia Federal, até o fechamento dessa edição, não tinha nenhum posicionamento relacionado à retirada dos estudantes.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias