Home / Cotidiano

COTIDIANO

Laboratório de fitoterápicos em Diorama vai ser revitalizado

Estão programados novos investimentos em apoio ao arranjo produtivo local (APL) de fitoterápicos de Diorama, na região do Médio Araguaia. Os recursos são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), por meio da Superintendência Executiva de Ciência e Tecnologia.

A primeira ação será a revitalização do laboratório vinculado à Agrotec, organização não governamental sem fins lucrativos, voltada para a produção de plantas medicinais e de medicamentos fitoterápicos.

Para encaminhar essa iniciativa, o superintendente executivo de Ciência e Tecnologia da SED, Mauro Faiad, se reuniu nesta semana com o prefeito de Diorama, Edison Ferreira; com a presidente da Agrotec, Solange Castro; e com a chefe de departamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Maria Behering.

O governo de Goiás deve disponibilizar R$ 750 mil para reforma, readequação da estrutura física e aquisição de equipamentos. A Fiocruz, parceira da Agrotec no projeto, é responsável por determinar a especificação técnica dos equipamentos a serem adquiridos. Além da revitalização do laboratório, o projeto prevê a implantação de uma farmácia viva para viabilizar a produção e distribuição de medicamentos fitoterápicos por meio do SUS a pacientes do município.

Além de Diorama, o APL de Fitoterápicos tem como objetivo beneficiar todos os 22 municípios da região do Médio Araguaia, envolvendo também a produção de plantas a serem utilizadas na manipulação dos medicamentos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias