Home / Cotidiano

COTIDIANO

Ministro da Aviação Civil vistoria obras do novo aeroporto de Goiânia

Comissão Setorial da SED

O governador em exercício, José Eliton, acompanhou o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, em vistoria às obras – retomadas oficialmente ontem – do novo aeroporto de Goiânia. Na oportunidade, ele falou da expectativa de todos os goianos em relação ao novo terminal de passageiros e citou ainda investimentos do governo do Estado na construção e ampliação de aeroportos em municípios do interior. “Estamos fazendo, em Goiás, um grande investimento na malha aeroportuária. Em Anápolis, por exemplo, está em construção o segundo maior aeroporto de cargas do País”, destacou.

Durante a vistoria, José Eliton obteve do ministro Eliseu Padilha a confirmação de que o novo terminal entrará em operação em novembro deste ano. Segundo o ministro, as obras totalizam investimentos de R$ 211 milhões. Mas somadas às obras de ampliação da pista, são aplicados, ao final, recursos da ordem de R$ 460 milhões no aeroporto da Capital.

A nova etapa inclui pátio de estacionamento de aeronaves, vias de serviço internas, estacionamento de automóveis e sistemas de controle de acesso, entre outras ações. O novo terminal terá dois andares e 34 mil metros quadrados, com quatro pontes de embarque (fingers), 23 balcões de check in, 12 elevadores, três esteiras de restituição de bagagem (aumentando a área útil de 80 para 126 m²) e quatro canais de inspeção (raio X e detector de metais).

O pátio de aeronaves terá área total de 37,5 mil metros quadrados, com onze posições para aviões comerciais regulares, sendo quatro em pontes de embarque. A previsão é de que o atendimento de passageiros, por ano, passe dos 3,3 milhões (em 2014) para 6,3 milhões. Os passageiros também terão à disposição um centro comercial de 60 lojas, além de praça de alimentação com 130 mesas.

Governo Federal

A presidente Dilma Rousseff garantiu a retomada das obras ontem durante visita dela à Capital em 19 de março último, para assinatura da ordem de serviço para construção do Bus Rapid Transit (BRT), que atenderá aos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia. “Até o mês de novembro estaremos com todo esse complexo pronto”, afirmou a presidente no dia de sua visita a Goiânia.

“Este é o compromisso da presidente Dilma, que é o reinício da construção o quanto antes”, afirmou o ministro Eliseu Padilha.

Para Gustavo do Vale, presidente da Infraero, a previsão de entrega do novo aeroporto deverá ser respeitada, já que o cronograma está sendo rigorosamente cumprido. “Até o mês de novembro estaremos com todo esse complexo pronto”, afirmou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias