Home / Cotidiano

COTIDIANO

O menor lago de Goiânia

Deivid Souza Da editoria de Cidades

Se você trabalha em um escritório, provavelmente passa tempo demais sentado e esse sedentarismo pode trazer sérios riscos a sua saúde Moradores do Setor Parque Balneário na Região do Vale do Meia Ponte, em Goiânia, pedem à prefeitura a instalação de um parque nas imediações de um lago no cruzamentos das Ruas PB-01 e PB-03. O pequeno lago, de aproximadamente 200 m², apesar de simples, é o ponto de encontro de moradores. A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) diz já ter um processo de solicitação para implantação do parque que pode contemplar uma área superior a 90 mil m² e várias outras nascentes.

O espelho d’água é resultado da canalização de duas nascentes localizadas a menos de 30 metros do local. Uma delas está sob uma casa, onde o morador fez uma estrutura de proteção para minimizar o impacto ambiental. Às margens do lago, os moradores plantaram várias árvores frutíferas que fazem sombra para patos que residem no ambiente. Na água existe grande quantidade de peixes, entre eles, tilápias e tucunarés, alimentados diariamente.

O volume de água fica na porção sul das margens do Rio Meia Ponte em uma região plana e brejeira. O empresário Wagner Amaral, 38, foi quem levou os peixes para o local. “Você precisa ver como, apesar de simples e pequeno, este local atrai moradores no final de tarde. Nosso sonho é ver isso aqui se tornar um belo parque”, anseia.

Para o empresário Damião Pereira de Sousa, 54, o lago é uma riqueza que precisa ser mais bem cuidada. “As pessoas têm que conhecer isso aqui. É um lago de grande valia para a família. Eu trago meus filhos, trago meus netos. O que falta é o prefeito trazer benefícios para cá como pista de cooper”, deseja.

Apesar dos avisos de proibido jogar lixo e pescar, a dona de casa Cleuza Divina dos Santos Gomes, 50, que mora na região há 11 anos, é uma espécie de vigia do parque. “Às vezes, eu tenho até medo de falar. Mas há pessoas que jogam lixo, jogam esgoto”. Além do lixo e entulho nos arredores do espaço, o capim cresce nas imediações. De acordo com os moradores, existem na área onde fica o lago e os arredores de uma fábrica de bebidas da região, 16 nascentes.

 AMMA

Conforme a Amma, a área ao redor do lago foi consolidada como Área Pública Municipal Parque Balneário por meio do Decreto n° 728 de 28 de abril de 2000. O parque tem área de 95.879 m², está localizado entre a Avenida Nerópolis e as Ruas PB-01 e PB-02. A área é descrita pelo órgão como brejosa e que contempla parte da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Meio-Ponte, que é de 100 metros às margens do leito do curso d’água. O processo da Amma depende de recursos para que se torne um projeto de implantação de um parque de acordo com o gerente de Unidades de Conservação, Wilmar Pires. “Nós queremos implantar o parque. Existe uma determinação do presidente (da Amma) Pedro Wilson para que se faça o parque, mas isso depende de estudos e recursos. Por enquanto, o projeto ainda não existe”, explica. Ainda de acordo com o gerente, nos próximos dias será feito um trabalho de paisagismo nos arredores do lago, com o plantio de grama e a instalação de bancos.

Outro parque na região

Para que o processo de implantação do Parque Balneário se torne um projeto, a Amma estuda formar parcerias com a iniciativa privada por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Caso algum empresário se interesse pela região, ele poderia arcar com os custos de implantação do parque. No entanto, esta pode não ser a saída mais viável. “Lá é uma região brejeira e plana. Quando chove muito, o Meia Ponte alaga uma grande área ali em volta do rio”, afirma o gerente de Unidades de Conservação da Amma, Wilmar Pires. Esta condição pode dificultar ou, até mesmo, inviabilizar a instalação de unidades habitacionais verticais como em outros parques de Goiânia.

No entanto, esta pode ser a melhor opção a construção dos Parques Recanto do Bosque I e II. A área total destas unidades é de 155.935 m². O espaço é delimitado pelo Rio Meia Ponte, Córrego do Capim, Alameda do Capim, Rua R-B4 e Alameda Meia Ponte. Ainda existem remanescentes de mata ciliar, mas também há ocupação irregular e ocorrência de processos erosivos. Em decorrência disto, o bueiro na transição da Avenida Genésio de Lima Brito e a continuação da Avenida Goiás Norte, na divisa entre o Setor Balneário Meia Ponte e o Residencial Recanto do Bosque, está em obras.

Esta área tem ocorrência de alagamentos às margens do Rio Meia Ponte, mas é menor que a do Parque Balneário. Há uma diferença de nível considerável, entre o leito do Rio e os terrenos que poderiam ser habitados com unidades verticais, o que pode contribuir para o interesse da iniciativa privada em investir na região. Para o Parque Recanto do Bosque também não há projeto ainda.

QUANTIDADE

Goiânia tem 191 Unidades de Conservação, mas nem todas têm infraestrutura para uso da população como pistas para caminhada, implantação de lagos e outros equipamentos públicos. Estas unidades estão divididas em 12 regiões, a que tem maior concentração é a Sudoeste com 33 unidades.

Saiba mais

Unidades de conservação por região

Região Central - 4 unidades

Região Norte - 20 unidades

Região Leste - 19 unidades

Região Sudeste - 18 unidades

Região Sul - 6 unidades

Região Macambira/Cascavel - 2 unidades

Região Sudoeste - 33 unidades

Região Oeste - 26 unidades

Região Mendanha - 19 unidades

Região Noroeste - 25 unidades

Região Vale do Meia Ponte - 16 unidades

Região Campinas - 3 unidades

Fonte: Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias