Home / Cotidiano

COTIDIANO

Aparição de Nossa Senhora em Goiânia é cancelada

A manifestação de Nossa Senhora anunciada para sábado (25/04) em um salão de festas de Goiânia, foi cancelada após problemas de saúde do Frei Elias del Sagrado Corazón. Para a Ordem Graça Misericórdia ele é um dos videntes que transmite as mensagens de Ave Maria. O Frei repousa na cidade de São Paulo, para onde a aparição foi transferida. Desde 2011 o grupo religioso organiza eventos pelo Brasil e outros países da América Latina, em que acreditam ter a presença da divindade. Seria a segunda aparição na capital de Goiás, a primeira foi ano passado no Clube Cruzeiro do Sul.

Há oito anos que Maria viria aparecendo para um núcleo interno da Ordem, que já se reunia desde a década de 1980 através de grupos de estudo e oração, mas se formalizou em 2004. O primeiro que diz ter tido essa experiência foi o uruguaio frei Elias. A clarividência também teria se manifestado em Maria Shimani de Montserrat e mais tarde à brasileira Lucía de Jesus. Só em 2011 que a divindade teria anunciado o desejo de se revelar para um círculo maior de pessoas em um Ciclo de Aparições Públicas. No mesmo ano aconteceu o primeiro evento com relatos de aparição, em Paysandu, no Uruguai.

O momento da manifestação costuma ser organizado com meses de antecedência. É providenciada uma estrutura ampla com palco, equipamento de som e alojamento para os peregrinos que chegam de vários lugares do mundo. Entretanto, a divindade não é vista por todos. “A Virgem aparece para o vidente, porque ele tem a capacidade de ver e ouvir internamente. Ele foi preparado por ela para ser um canal da sua mensagem”, explica frei Benedetto, que esteve na Redação do Diário da Manhã.

As mensagens repassadas pelos videntes são simples e falam de valores como o amor e sobre estar em harmonia com os seres vivos. Fiéis que participam desses eventos dizem sentir reações diferentes no momento que acontece a manifestação. “A pessoa pode sentir uma paz, uma plenitude, algo que a toque, que abra o coração dela. Nós temos todo tipo de relato”, disse o frei. Ele veste uma roupa de cores claras, semelhante à batina de um padre, e usa um broche no peito com o formato do símbolo da Ordem: uma ave em voo envolta em uma chama.

Para os seguidores do grupo, a Nossa Senhora dos dias de hoje seria a mesma que apareceu no passado, de acordo com tradições católicas, como Nossa Senhora de Guadalupe no México e Nossa Senhora de Fátima em Portugal. Eles acreditam que ela é a mulher vestida de sol com uma coroa de doze estrelas, descrita no livro de Apocalipse da Bíblia. E que veio para anunciar a volta de seu filho. Doutrinas cristãs mais ortodoxas interpretam que essa mulher representa Israel.

Apesar do uso de símbolos católicos, eles não se consideram cristãos. “Somos uma organização ecumênica e nossa relação com o catolicismo é informal através da caridade”, disse frei Benedetto. Como exemplo de atuação conjunta, ele cita o trabalho de missionários do grupo que estão na África. “Eles estão fazendo um trabalho com a Comunidade Madre Teresa de Calcutá em Uganda.”

Ordem tem pequenos grupos pelo país

A Ordem Graça Misericórdia se organiza através de grupos de oração em diversas cidades. Pequenas comunidades são uma opção para aqueles que querem se aprofundar nos ensinamentos da crença e viver de forma integral para a causa. Dentro de cada comunidade existem monastérios que trabalham partes específicas dos ensinamentos da divindade. A sede do grupo fica no sul de Minas Gerais, em Carmo da Cachoeira, e conta com cerca de 130 moradores.

Para os habitantes das comunidades, a busca de uma espiritualidade plena está ligada à oração e ao que chamam de serviço abnegado. Os seguidores se entregam totalmente à Ordem, de forma que todos os afazeres e tarefas do dia a dia são dedicados a Nossa Senhora. Em Carmo da Cachoeira é praticado o auxílio aos doentes, agricultura alternativa, com recuperação de sementes e sem utilização de agrotóxicos. Não é permitido a presença de televisores, aparelhos de rádio e internet, exceto para aqueles que precisem desses veículos em função de Maria.

No começo da Ordem, as instruções espirituais para seus seguidores eram dadas por José Trigueirinho Netto. Após a aparição de Nossa Senhora, e posteriormente Jesus e São José, a comunidade é guiada diretamente pelas divindades. Trigueirinho não tem o dom da clarividência, mas continua sendo o principal guia espiritual. Ele se denomina filósofo espiritualista e foi o precursor do movimento com o seu Centro Espiritual Figueira, fundado em 1987. Desde então já lançou 78 livros. Atualmente realiza palestras semanais que são transmitidas ao vivo pela internet.

OUTRAS APARIÇÕES MARIANAS

Muitas aparições de Ave Maria já foram relatadas por fiéis. Algumas foram reconhecidas pela Igreja Católica, mas todas são expressões de fé que se transformaram em tradições e passam por várias gerações. Veja algumas dessas manifestações mais conhecidas:

Guadalupe

religioso3

Considerada a padroeira do México, a Virgem de Guadalupe apareceu para Juan Diego no ano de 1531 em uma região desértica do país. A santa fez crescer flores, desafiando o inverno e o clima árido. Sua imagem teria sido impressa por milagre em um tecido indígena feito de cacto. Até hoje o manto é venerado no Santuário de Guadalupe.

Lourdes

religioso5

Apareceu para uma camponesa na cidade de Lourdes na França em 1858. A menina de 14 anos de idade dizia ter visto uma dama em uma gruta. Através de uma "água benta" que brotava da terra da caverna, pessoas eram curadas. No começo o governo francês criminalizou a manifestação religiosa, mas anos depois Nossa Senhora de Lourdes foi reconhecida pela Igreja Católica.

Fátima

religioso4

A santa apareceu para três pastores em 1917 em Portugal. Eles afirmaram ter visto um clarão como de um relâmpago e uma mulher mais brilhante que o sol. Ela anunciou a necessidade de rezar muito e se denominou Nossa Senhora do Rosário. Atualmente o local onde ocorreu a aparição é um famoso santuário que recebe muitos peregrinos todos os anos.

Aparecida

religioso6

No mesmo ano da aparição de Fátima, pescadores brasileiros tentavam pescar sem sucesso. Após rezarem para Maria, pescaram uma imagem da santa sem o corpo. Quando jogaram as redes novamente encontraram a cabeça da estátua e a partir daí pegaram muitos peixes. Esse milagre foi a primeira aparição de Aparecida, que tem milhares de devotos no Brasil e é negra.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias