Home / Cotidiano

COTIDIANO

Servidores da Saúde protestam na Câmara Municipal

Marcelo Mendes Da editoria de Cidades

Na manhã de ontem, os servidores municipais da Saúde promoveram um protesto nos corredores da Câmara Municipal de Goiânia. Ao som de instrumentos musicais, com faixas e coletes, os trabalhadores expressavam suas insatisfações diante da retirada dos direitos trabalhistas conquistados.

Durante o movimento, os grevistas entoaram palavras de ordem e ainda os nomes dos parlamentares que votaram contra o projeto da retroatividade da data-base 2014 e 2015. Os trabalhadores foram até os gabinetes de cada um dos vereadores carregando um caixão, logo em seguida os manifestantes saíram do prédio e seguiram em cortejo ao redor das instalações da Câmara Municipal. De acordo com o Comando de Greve, o caixão simboliza o enterro da carreira política do prefeito Paulo Garcia (PT).

Coletiva

Na coletiva de imprensa, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores(as) do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde-GO), Flaviana Alves, esclareceu sobre os principais motivos que ocasionaram no surgimento do movimento grevista. De acordo com Flaviana, os trabalhadores trabalham em unidades de saúde sucateadas, diante das condições precárias de trabalho, falta de recursos, acumulados a retirada de direitos trabalhistas, resultou no movimento grevista.

Conforme a presidente do Sindsaúde, a greve continuará até que o Paço Municipal negocie as reivindicações dos servidores que tentar estabelecer diálogo a cerca de 2 anos. “Quem deve ser punido pelo caos na saúde deve ser o prefeito e não os trabalhadores que, muitas vezes, tiram do próprio bolso para manter as unidades funcionando”, afirmou Flaviana.

Já sobre a ilegalidade da greve apontada pela prefeitura municipal junto à Justiça, a presidente explicou que se trata de um movimento legítimo e que acredita no trabalho coerente realizado pelos juristas. “Ilegal é manter funcionando essas unidades precárias que colocam em risco a vida do servidores e da população. Quem está agindo ilegalmente é o prefeito que furta, todos os dias, o direito do trabalhador e dos usuários do SUS merecedores de um atendimento de qualidade”.

Saiba mais

Pauta de reivindicação dos servidores da Saúde

  •  Condições de trabalho e de assistência à população
  •  Data-base 2014 e 2015 com a retroatividade
  •  Cumprimento do Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos (PCCV)
  •  Piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE)
  •  Auxílio-insalubridade
  •  Auxílio-movimentação
  •  Alimentação de qualidade
  •  Abono especial
  •  Manutenção do quinquênio em 10%


Fonte: Sindsaúde

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias