Home / Cotidiano

COTIDIANO

Terremoto provoca destruição e mortes

Da redação
Um forte terremoto assustou moradores de dois países do continente asiático: Nepal e Índia. Até a tarde de ontem, o governo nepalês havia registrado 1.170 mortos e 26 vítimas em regiões que fazem fronteira com a Índia. Uma das áreas mais afetadas pelo tremor de terra foi a capital do país nepalês, Katmandu.
Devido ao início da noite na região, as equipes de busca tiveram dificuldades para localizar mortos ou feridos. Até a tarde de ontem, o Itamaraty não havia localizado nenhum brasileiro entre as vítimas, e todos que foram localizados pela embaixada brasileira no país estavam bem.
Agências de notícias e redes de comunicações internacionais informam que os tremores também foram sentidos no Paquistão, em Bangladesh, no Tibete e no Monte Everest. Eles divulgaram também que os efeitos do terremoto também foram sentidos na China, onde pelo menos onze pessoas morreram devido ao tremor. O abalo, ocorrido ontem, é considerado o maior no Nepal, desde 1934 quando 8.500 pessoas morreram.

Consequências
Além das mortes, o abalo provocou efeitos também em outras áreas. Em Katmandu, capital do Nepal, há registros de danos em edifícios, casas, templos e monumentos. Uma torre histórica da cidade, erguida em 1832, ficou totalmente destruída. O tremor também afetou o sistema de comunicação da região. O forte abalo também provocou uma avalanche no Monte Everest. Segundo uma autoridade local, esse fato ocasionou, pelo menos, 10 mortes.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias