Home / Cotidiano

COTIDIANO

Unidade de suporte para pacientes com dengue

Criada uma unidade suporte para atendimento a pacientes diagnosticados com dengue, em Aparecida de Goiânia, que este ano já registrou aproximadamente 5.500 casos de dengue.  A base de apoio está instalada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mansões Paraíso, que fica na Rua J-50 com J-48, quadra 65, próximo ao Parque da Criança e Anel Viário, no Setor Mansões Paraíso. "Criamos essa alternativa para tentar desafogar e poder atender as outras demandas além da dengue em nossas unidades", ressalta a coordenadora de Urgências da SMS, Hérica Leguizamon.

O atendimento a pacientes com dengue na UBS Mansões Paraíso começou pela manhã e funcionará de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. A unidade funciona excepcionalmente neste feriado prolongado. O local terá 16 pontos de reidratação intravenal, sendo 12 cadeiras e quatro macas, dependendo da situação do paciente. Para atendê-los, a unidade terá duas equipes compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. "Lembramos que a UBS Mansões Paraíso continuará atendendo normalmente pelo programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Estamos apenas usando parte das dependências da unidade para suprir a necessidade", salienta Hérica.

Segundo a coordenadora, quem estiver com sintomas e apenas suspeita de dengue deve procurar um cais na cidade para, em seguida, ser encaminhado a UBS Mansões Paraíso. "Aquele paciente que já foi atendido em uma unidade de saúde e tenha a pulseira de identificação ou carteira da dengue pode se encaminhar para a UBS que receberá atendimento". A unidade suporte atenderá apenas casos confirmados da doença.

Pela proximidade com a capital e com uma demanda maior que as demais unidades, um micro-ônibus fará o traslado dos pacientes com casos confirmados de dengue do Cais Nova Era à UBS Mansões Paraíso. O veículo tem capacidade para transportar até 20 pacientes por viagem e estará à disposição da SMS exclusivamente para este serviço. "Como o paciente precisa passar por um cais ou UPA, o transporte será feito assim que a pessoa receber o diagnóstico da doença e precisar de reidratação", relata Hérica.

Demanda é alta

Em função da greve dos servidores da Saúde de Goiânia, o aumento da demanda em Aparecida já ultrapassa 50% em algumas unidades, como Cais Nova Era e Garavelo. Todas as unidades já estavam sobrecarregadas pela grande incidência de dengue no município e, agora, atendem acima da capacidade. As equipes dos cais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão se desdobrando para atender todos, priorizando obviamente os casos de urgência.

Em Aparecida, de janeiro até hoje, já foram registrados 5.436 casos de dengue. "O poder público vem fazendo a sua parte com mutirões, ações de limpeza e orientações, mas é preciso que o aparecidense se conscientize que também deve agir e não deixar locais propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, como pneus descobertos, garrafas com boca para cima, sacos e copos plásticos, calhas e caixas d´água destampadas", destaca a diretora de Vigilância em Saúde Ambiental da SMS, Fernanda Cássia.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias