Home / Cotidiano

COTIDIANO

De novo: oito presos fogem da Delegacia de Planaltina

Tom Carlos

Faça as contas: um...dois. Em dois meses, duas fugas ocorreram na Delegacia da Polícia Civil de Planaltina de Goiás.

A cidade tem um dos maiores índices de homicídios do Brasil, conforme o “Mapa da Violência”, do Instituto Sangari.

E delegados e Justiça tentam de tudo para acomodar os presos e reduzir os danos da criminalidade. Mas sem recursos e local para atender detentos, resta ou colocá-los nas ruas ou aceitar de forma resignada as fugas. A conta não fecha: a maioria das notícias que envolve o município diz respeito às fugas.

Na madrugada de terça-feira, oito destes detentos fugiram. Conforme a delegacia, os presos forçaram a grade e escaparam, demonstrando que inexiste estrutura física eficaz para atestar uma das funções do Estado, que é garantir a prisão daqueles que praticam infrações penais.

A Polícia Militar informou ao Diário da Manhã que apenas às 5h é que a delegacia deu pela falta dos presidiários. O problema em Planaltina é crônico. “Acho que o secretário de Segurança Pública de Goiás deve pensar que é Planaltina do DF. Secretário, é de Goiás! Cadê a solução?”, diz Laércio da Silva, proprietário de um comércio próximo à delegacia e que reclama constantemente da falta de segurança no município.

BIZARRO

A situação de Planaltina chega a ser bizarra: decisões recentes da Justiça mandaram que a cadeia pública colocasse nas ruas presos por falta de condições de recebê-los.

O delegado Cristiomário Medeiros já não sabe mais o que fazer. Se prende, não tem lugar para colocar. E se não prende, a cidade brilha nas estatísticas negras que mostram Goiás em reta ascendente em número de mortes.

O problema do delegado agora é onde colocar os 20 presos que restaram. Ele precisa temporariamente consertar o estrago deixado pela fuga.

Reportagem de ontem do Correio Braziliense repercutiu a crise da segurança pública em Goiás: o Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Goiás (Sinpol-GO) deu prazo de 40 dias para que a situação de guarda de presos fosse solucionada pelo Estado.

Nada que Ministério Público, Defensoria Pública e Justiça já não tenham pedido.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias