Home / Cotidiano

COTIDIANO

Prefeitura faz quadras para popularizar tênis

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, visitou, na manhã de segunda-feira, as obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama). Dentre as frentes de trabalho em andamento, o chefe do Executivo municipal vistoriou o Parque Ambiental Macambira (PAM), no Setor Faiçalville, grandes obras de proteção de margens em trechos do Córrego Macambira-Buritis e o Parque de Vizinhança 2, na Vila Boa, que abrigará a primeira quadra de tênis pública de Goiânia e será entregue à população no aniversário de 82 anos da Capital. O espaço destinado à prática esportiva possui as medidas oficiais preconizadas pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT): 10,97m X 23,77m.

Além da quadra de tênis, estão em andamento também no Parque de Vizinhança 2 a construção de outras seis quadras para prática esportiva: uma pista de skate, duas quadras poliesportivas, uma de vôlei e duas quadras de peteca. “Até dezembro de 2014, o local onde hoje está sendo construído o Parque de Vizinhança era depósito de lixo e agora vai ser um belíssimo espaço de convivência, o que mostra a importância desse projeto”, ressaltou o prefeito Paulo Garcia. Os mesmos equipamentos públicos serão implantados nos próximos Parques de Vizinhança ao longo dos 24 quilômetros de extensão do Parque Linear Macambira Anicuns, um dos maiores da América Latina.

“Estamos fazendo uma visita de trabalho para verificar o andamento das obras, que está bem acelerado, com um número significativo de máquinas e de recursos humanos para cumprir todas as metas previstas nesta fase do programa”, afirmou Paulo Garcia. Atualmente, mais de 200 homens trabalham nas obras do Puama, que beneficiará diretamente, por meio das intervenções de infraestrutura urbana e social, cerca de 350 mil pessoas residentes nos 131 bairros localizados na área de abrangência do programa.“Esta é uma obra bem pensada e que não se faz em poucos dias. É uma obra que vai requalificar centenas de bairros de Goiânia e, definitivamente, mostra nossa marca de implantar um futuro de desenvolvimento sustentável na cidade”.

Durante visita às obras do Parque Ambiental Macambira (PAM), com área planejada de 25,5 hectares no Setor Faiçalville e que terá parte entregue no aniversário da Capital, Paulo Garcia ressaltou a importância do espaço. “É um parque ambiental com várias áreas de convivência, como o Núcleo Socioambiental, o Teatro de Arena e onde a população poderá se apropriar do local”. A construção do Núcleo de Conforto Público (NCP), estrutura física que abrigará os blocos de portaria, administração, sanitários públicos e área de estar coberta do parque, também está em estágio avançado, assim como a abertura das pistas de caminhada e ciclismo que irão circundar o parque.

O PAM contará também com cinco núcleos de estar, que são pequenas praças com pergolados, bancos, bebedouros, entre outros, Núcleo de Recreação Infantil com parquinho de areia e a Praça das Esculturas, uma praça totalmente arborizada que está sendoimplantada na confluência da Avenida Nadra Bufaiçal com a Alameda Alcides de Araújo Romão e que atualmente passa por concretagem. O PAM ainda contará com um Teatro de Arena, atualmente está em fase de escavação, que será usufruído pela população local em apresentações culturais ao ar livre.

Além da construção dos parques, o Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns contempla obras que visam à melhoria da mobilidade urbana na cidade, como a execução de travessias em importantes pontos da capital. Entre elas estão a implantação da Avenida Trieste, que ligará o Setor Novo Horizonte ao Setor Village Veneza e dará maior fluidez ao trânsito da região e à pavimentação da Avenida Parque. As duas vias já passaram pelo serviço de terraplenagem e nesta segunda-feira começaram a ser pavimentas.

Atualmente estão sendo feitas também várias ações para proteção de margens ao longo dos Córregos Macambira e Buritis, com o objetivo de corrigir erosões e evitar o assoreamento dos Córregos e ainda garantir maior fluidez aos cursos d’água.

Programa

O Puama é uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que contempla a criação do Parque Linear Macambira Anicuns e o Parque Ambiental Macambira (PAM), com área planejada de 25,5 hectares, no Setor Faiçalville.

O objetivo do Puama é contribuir para a solução de problemas ambientais, urbanísticos e sociais que afetam a cidade de Goiânia, resultante da ocupação desordenada do espaço urbano (especialmente das margens dos cursos de água) e estimular a participação dos cidadãos (individual e coletiva) no processo de construção de um desenvolvimento sustentável da cidade.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias