Home / Cotidiano

COTIDIANO

DF apresenta queda em crimes monitorados

De janeiro a maio deste ano, seis dos oito tipos de crimes monitorados pelo Programa Pacto pela Vida, do governo de Brasília, tiveram redução do número de ocorrências registradas no mesmo período em 2014. Roubo em comércio (-43,9%), latrocínio (-40,7%) e roubo de veículo (-40,3%) apresentaram maior queda. Os dados foram divulgados por representantes da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social durante entrevista coletiva ontem.

Também registraram diminuição do número de casos os furtos em veículo (-14,7%), os roubos em transporte coletivo (-13,7%) e os homicídios (-8,8%). Já o crime de roubo a pedestre aumentou 1,7% e o de lesão corporal seguida de morte subiu 50% — sendo um caso nos cinco primeiros meses do ano passado e dois no mesmo período de 2015.

No somatório do grupo de oito crimes, a redução foi de 12,4%. “Os dados de maio apontam taxas menores de criminalidade; são resultados muito positivos”, lembrou o secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Arthur Trindade. “Certamente, algumas naturezas ainda não caíram, mas estamos trabalhando para termos melhores números no próximo mês.”

O aumento do efetivo e o melhor emprego dele, com a inserção de novos policiais e o remanejamento daqueles que estavam em funções administrativas – atualmente, são 1.734 deles nas ruas – são fatores apontados pela pasta como responsáveis pelos resultados.

Outros delitos analisados apresentaram diminuição nos primeiros cinco meses do ano: estupro (-24,6%) e tentativa de homicídio (-13,4%). Furto a pedestre e roubo em residência registraram aumento: 14,3% e 2,4%, respectivamente.

MAIO

Quanto aos resultados, apenas de maio de 2015, em comparação ao mesmo mês de 2014, a redução no grupo de oito tipos de crimes monitorados pelo Programa Pacto pela Vida foi de 16,3%. As quedas registradas incluíram roubo a comércio (-36,7%), roubo de veículo (-34,1%), furto em veículo (-15%) e roubo a pedestre (-11,1%). Os homicídios tiveram redução de 16% e, nos casos de latrocínio, houve dois casos no último mês – seis a menos que no mesmo período de 2014. Após aumento em abril, os roubos em transporte coletivo diminuíram 11% em maio, comparando-se ao mesmo mês do último ano. Não foram registrados casos de lesão corporal seguida de morte em maio deste ano.

Nos casos de outros crimes, houve queda de 30,4% nos roubos em residência e de 21,3% nos estupros. Os aumentos puderam ser vistos nos furtos a pedestres (17,9%) e nas tentativas de homicídio (2,2%).

Quanto às mortes no trânsito, a diminuição, de janeiro a maio de 2015, comparada a mesma época de 2014, foi de 14,1%. Apenas em maio, a redução foi de 22,8% – o que pode ser relacionado também com a campanha Maio Amarelo, que intensificou a fiscalização e a conscientização por meio de calendário específico.

Objetos de desejos dos assaltantes

Nos primeiros cinco meses do ano, houve 6.369 prisões em flagrante (16,2% a mais que em 2014) e 3.699 apreensões em flagrante de menores de 18 anos – 52,1% a mais que no mesmo período do ano passado. Quanto às ações contra o tráfico de drogas, o aumento foi de 52,4% (1.288 este ano contra 845 em 2014). Apenas em maio, o aumento foi de 20,5%.

Também nos primeiros cinco meses, houve redução de 34,2% no número de veículos localizados. Em maio, esse número foi de -24,2%. Nos dois casos, sempre comparando-se ao mesmo período de 2014. Uma das relações que pode ser feita é que a queda na localização relaciona-se com o menor número de veículos furtados e roubados.

Celulares

De acordo com o secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Arthur Trindade, atualmente, o objeto mais frequentemente furtado e roubado das pessoas é o telefone celular. As autoridades presentes na coletiva alertaram para a importância em informar à polícia o código de identificação do aparelho. O número é obtido quando se digita *#06# no aparelho e facilita o trabalho das polícias na recuperação e na prisão.

Dados da Polícia Militar do DF mostram que recuperaram-se, em ações policiais, 274 celulares em todo o DF em maio de 2015. Os maiores números são vistos em Santa Maria (49), em Ceilândia (41) e em Taguatinga (27).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias