Home / Cotidiano

COTIDIANO

Frio começa no domingo, mas região Sul já bate recorde

Agência Globo

A cinco dias do início oficial do inverno, que começa às 13h38 do próximo domingo, a Região Sul registrou na terça-feira a madrugada mais gelada do ano. Em pelo menos oito cidades do Rio Grande do Sul e em 12 de Santa Catarina, foram registradas temperaturas mínimas abaixo de zero. Houve registro de geada generalizada no começo do dia em várias regiões dos dois estados. Em Curitiba, capital do Paraná, chegou a fazer 1°C no início da manhã.

Apesar do frio intenso, não há perspectiva de neve no Sul do Brasil, porque o clima está seco. Apesar da queda brusca na temperatura, a previsão era de que amanhã o dia amanheceria menos frio em toda a região, com aumento da instabilidade e da chuva.

Em Bom Jesus e em São José dos Ausentes, no planalto gaúcho, a terça-feira amanheceu com os termômetros marcando respectivamente -3,4° C e -3,1° C, de acordo com a rede de meteorologia MetSul. Urupema, na serra catarinense, marcou -5,9° C. Já em São Joaquim, também em Santa Catarina, os termômetros baixaram a 3° C negativos.

Em Porto Alegre, segundo a rede Metroclima, da prefeitura da capital gaúcha, as mínimas pela manhã variaram entre 3° C e 7° C, dependendo da região da cidade. Durante o dia, as temperaturas se aproximaram de 20° C em todo o Sul do Brasil devido à ação do sol.

A queda na temperatura foi provocada por uma massa de ar polar que avançou desde o final do domingo vinda do extremo sul do continente. Em Ushuaia, na Patagônia argentina, houve nevasca intensa na noite de segunda-feira.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias