Home / Cotidiano

COTIDIANO

Motorista de Cristiano admite alta velocidade durante acidente

Pela primeira vez, após o acidente que vitimou o cantor sertanejo Cristiano Araújo, 29 anos, e sua namorada Allana Moraes, 19 anos, o motorista Ronaldo Miranda, de 40 anos, conversou com a Polícia Civil para esclarecer o que, de fato, aconteceu na última quarta-feira, dia 24/6.

Existem três caminhos a serem investigados: falha mecânica (do carro), falha humana (dos motoristas e também dos passageiros) e fato imprevisto. A qualidade da estrada está aparentemente descartada, visto que o trecho onde ocorreu o acidente é considerado de ótima qualidade.

No domingo, o homem que conduzia o carro confirmou a suspeita de que o veículo, uma Range Rover, foi dirigida acima da velocidade permitida no trecho da BR-153, em Goiás. Ele pode ser indiciado por crime de trânsito culposo, que prevê pena de até 4 anos.

Miranda disse para a Polícia Civil que não bebeu antes de dirigir, que não dormiu e que estava atento na hora do fato. Também confirmou que as rodas do carro não são originais, inclusive que teria levado os equipamentos para serem soldados, conforme orientação do cantor.

Ronaldo disse que estava, com certeza, acima dos 110 km/h permitidos para o trecho. Outra suspeita confirmada, mas que ainda necessita de perícia, diz respeito ao pneu. Ronaldo Miranda confirmou que perdeu o controle do carro após um dos pneus estourarem.

O delegado Fabiano Henrique Jacomelis aguarda o fim das perícias no carro e na pista para que possa chegar a um resultado final. Sua função é realizar um relatório com a narrativa do que ocorreu e pedir ou não o indiciamento de algum dos envolvidos.

Fabiano Henrique Jacomelis diz que não existe certeza, por parte do motorista, de quanto ele estava em termos de velocidade quando ocorreu o acidente.

Já existem estudos, todavia, que indicam que o motorista estaria a pelo menos 162 Km. O valor é sugerido a partir do vídeo que flagra o motorista e o empresário em uma parada, onde compraram curau e lanches.

Para o físico Reges Guimarães, a partir da constatação de que o acidente ocorre 21 minutos após o grupo fazer uma parada, e distante 57 km do local do capotamento, o carro deveria estar 162 km/h.

O policial teve ainda encontros com o empresário do cantor e técnicos da empresa que vende a Range Rover. A empresa já se manifestou contrária ao uso de rodas não originais e coletou peças do carro para realizar perícia. É possível que elas sejam levadas para a Inglaterra, sede internacional da Land Rover.

Outros exames que aguarda dizem respeito ao corpo das vítimas fatais. Ele pretende esclarecer se a falta de cinto de segurança motivou a morte de Cristiano e da namorada.

Existem relatos familiares que apontam uma prática comum após os shows, em que realizavam o retorno de carro para Goiânia: o cantor se revezava com a namorada dormindo um no colo do outro.

EMPRESÁRIO

O empresário do cantor, Vitor Leonardo, negou que o carro estivesse em alta velocidade. Ele falou com o delegado de Morrinhos, responsável por apurar as causas do acidente.

Machucados, fãs de cantor rebatem críticas de Zeca Camargo

O jornalista global Zeca Camargo pode se tornar persona non grata em Goiás e no restante do País – pelo menos para os fãs de música sertaneja.

Conhecido pela origem descolada, por ter se iniciado na cobertura do movimento rock Brasil e realizar entrevistas internacionais com grandes estrelas, o jornalista teceu críticas ao estilo sertanejo e ao músico Cristiano Araújo, que ele não considera um ídolo verdadeiro.

O jornalista realizou uma crítica na Globo News e o fato causou furor entre os adeptos do estilo. Como várias outras pessoas, Zeca disse que o Brasil não conhecia o cantor goiano.

O global foi ameaçado pelos fãs e chamado de preconceituoso. Para piorar, voltou e pediu desculpas. Mas como Fátima Bernardes, outra da TV Globo, confundiu Cristiano Araújo com o futebolista Cristiano Ronaldo.

Seria provocação ou desinformação mesmo? A provocação confirmaria o preconceito. E a desinformação um profissional incompleto.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias