Home / Cotidiano

COTIDIANO

Não tem crise que segura ,a fé!

Fábio PH,Especial para o Jornal Diário da Manhã

O primeiro fim de semana da Romaria do Divino Pai Eterno 2015 foi bastante movimentado. Segundo balanço da Polícia Militar, cerca de 330 mil pessoas passaram por Trindade (GO) entre a manhã de sexta-feira (26) e a noite de domingo (28). Dentro da programação dos três primeiros dias da festa, os devotos participaram de missas, novenas, procissões, batizados e de uma extenso cronograma, que continua ao longo da semana.

Nos próximos dias, a programação especial terá a Romaria dos Carros de Boi e Missa dos Carreiros, Romaria e Missa dos Cavaleiros e Muladeiros além da participação dos militares, foliões, internos da Vila São Cottolengo, as missas durante a madrugada e as celebrações do dia da grande festa.

A expectativa é que cerca de 2,5 milhões de pessoas passem pela Capital da Fé de Goiás nos dez dias de festividades. Para acolher esses peregrinos, o Santuário Basílica e a Igreja Matriz prepararam programação com 115 missas; 45 novenas; 11 procissões, 30 orações do terço; além de batizados todos os dias, às 10h, na Matriz; e confissões que ocorrem também todos os dias, das 6h às 21h, no Santuário Basílica.

Tema da Festa

A proposta da Romaria 2015 é levar o romeiro do Divino Pai Eterno à renovação da fé com base nos sacramentos oferecidos pela Igreja. O tema “Consagrado ao Pai Eterno” se fundamenta na Carta Apostólica do papa Francisco que busca chamar a atenção dos devotos para entender o verdadeiro significado de ser consagrado. A expectativa é que o romeiro consiga, a partir do tema geral da festa e também dos subtemas, essa conscientização de que ele foi chamado por Deus a existir nesse mundo e aqui desempenhar uma missão.

História da devoção

Tudo começou por volta de 1840, com o encontro de um medalhão por um casal de lavradores. Nele está retratada a Santíssima Trindade – Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo – coroando a Virgem Maria. A partir desse momento, nasce a devoção que deu origem à Romaria do Divino Pai Eterno, também conhecida como Festa de Trindade, que acontece anualmente e tem reunido milhares de pessoas. Hoje, esse é o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo do Brasil, e a maior festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno.

Com o passar dos anos, a devoção cresceu. Hoje, a estimativa do número de visitantes gira em torno de 4 e 5 milhões nos pontos religiosos e turísticos da cidade, principalmente, no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e a Igreja Matriz de Trindade (Paróquia do Divino Pai Eterno). São centenas de caravanas que chegam todo mês. Semanalmente, cerca de 5 mil novos fiéis visitam a cidade, o que resulta em um crescimento anual de 20% no número de peregrinos ao ano. Somente durante os dez dias de festividades, mais de 2,5 milhões de devotos vão à cidade.

Damolândia, a maior comitiva de carros de bois já está em Trindade

A tradicional, existe há 60 anos, romaria de carros de bois que se desloca das fazendas de Damolândia (GO) e vem para a Festa do Divino Pai Eterno já está em Trindade. 86 carros chegaram ontem e estão acampados no Centro da cidade, onde aguardam o Desfile de Carros de Bois que acontecerá nesta quinta-feira, 2. “A viagem como sempre foi muito tranquila, abençoada, animada. Na estrada, a gente aproveita para falar das coisas e da família, trocar experiências sobre as fazendas, sobre os negócios e rezamos muito no trajeto. Há 45 anos não teve doença que me tirasse desta Romaria”, disse Reis Gonçalves, residente no município de Damolândia.

Procissão superlota basílica

Carregando o estandarte do Divino Pai Eterno, acompanhada por padres, missionários e milhares de fiéis, a bela e tradicional Procissão da Penitência – 150 anos – tem superlotado todos os dias o Santuário Basílica. Às 5 horas da manhã acontece o despertar com uma grande queima de fogos e às 5h30 a procissão se desloca do Santuário Matriz até a Basílica do Divino Pai Eterno. “Maior público de todos os anos que participei”, disse o pedreiro Geraldo Lemos.

Programação da romaria 2015

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA

  • 5h – Alvorada festiva na Matriz e na Basílica
  • 5h30 – Procissão da Penitência da Matriz à Basílica
  • Na Matriz


Missas: 7h, 11h, 16h e 18h30

Oração do Terço: 13h

Novenas: 9h e 14h

  • Na Basílica


Missas: 6h, 7h, 12h, 17h30 e 19h

Oração do Terço: 10h e 14h

Novenas: 8h30 e 15h

Novena Solene: 20h

  • Confissões


Todos os dias na Basílica e na Matriz das 6h às 21h

  • Batizados


Todos os dias, às 10h, no Salão Paroquial

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

  • Dia 2 de julho – Quinta-feira


9h – Saída da Romaria dos Carros de Boi com bênção até as 15h – Praça da Matriz

20h – Novena Solene com a participação das Obras Sociais Redentoristas

  • Dia 3 de julho – sexta-feira


9h – Romaria dos Cavaleiros e Muladeiros – Praça da Matriz

10h – Missa da Romaria dos Militares – Basílica

17h30 – Missa com os Cavaleiros e Muladeiros – Basílica

20h – Novena Solene com a participação dos internos da Vila São Cottolengo

22h – Nightfever – Basílica

  • Dia 4 de julho – Sábado


12h – Missa com os Foliões – Basílica

14h – Encontro dos Carreiros – Salão Paroquial

17h30 – Missa com os Carreiros – Praça da Basílica

  • Missas na Madrugada: 27 e 28 de junho e de 3 a 5 de julho


Basílica – 0h, 2h e 4h

Obs: No dia 5 não haverá Missa às 4h

  • Dia da festa – 5 de julho – domingo


4h30 – Alvorada festiva com fogos e sinos

5h – Procissão da Penitência

5h45 – Santa Missa na Praça da Basílica

8h – Missa Solene da Festa

16h30 – Procissão Luminosa e Missa de Encerramento, saindo da Matriz até a Praça da Basílica (levar velas)

  • Missas deste dia:


Matriz: 11h, 12h30 e 14h

Basílica: 10h30, 12h, 13h30 e 15h

  • Dia 6 de julho – segunda-feira


5h – Toque de despertar

Missas na Basílica: 5h30, 7h, 10h e 19h30

Missas na Matriz: 7h, 9h e 19h

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias