Home / Cotidiano

COTIDIANO

Secretaria de Meio Ambiente lança Operação Araguaia 2015

Com o início da Temporada 2015 do Araguaia, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Secima) irá intensificar a fiscalização para o combate à pesca e caça predatórias e degradação ambiental. A Operação Araguaia 2015 contará com visitas a acampamentos, abordagens a barcos e ações de educação ambiental.

Equipes de fiscais da Secima estarão nos postos de fiscalização e no rio, com visitas a acampamentos e abordagens a barcos de pescadores. O objetivo é coibir a pesca e a caça predatórias, além do transporte e comercialização ilegal de animais e peixes. Além das funções de monitoramento e fiscalização, as equipes também vão orientar o público sobre práticas sustentáveis, armazenamento dos resíduos sólidos, segurança na navegação e para banhistas, entre outras atividades.

A Secima também realiza a Campanha Araguaia + Limpo em todos os municípios da região. O trabalho consiste em percorrer os acampamentos e realizar a entrega de sacos de lixo onde deverão ser acomodados todo resíduo sólido produzido pelos turistas. Posteriormente, as equipes da Secima e das prefeituras parceiras vão recolher os resíduos e distribuir novos sacos de lixo.

Este é o segundo ano consecutivo da Campanha Araguaia + Limpo. Em 2014, mais de 10 toneladas foram recolhidas, separadas e tiveram destino adequado.

Um barco vai percorrer o rio com a equipe de educação ambiental da Secima, responsável pela orientação dos turistas quanto à legislação ambiental e quanto às medidas sustentáveis que devem ser mantidas para que o Araguaia continue a ser um dos maiores símbolos da riqueza natural de Goiás. Vale lembrar que a responsabilidade de preservar o meio ambiente é de todos: poder Público e sociedade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias