Home / Cotidiano

COTIDIANO

Sete dos dez maiores municípios de Goiás registram queda no número de homicídios

Sete dos dez maiores municípios goianos registraram diminuição no número de homicídios nos cinco primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2014. Aparecida de Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Rio Verde e Trindade tiveram indicadores decrescentes desde janeiro, segundo o Observatório de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás. Goiânia manteve estabilidade em relação aos números absolutos e apenas Formosa e Anápolis tiveram aumento.

Os dados demonstram que as maiores quedas no período foram registradas em Novo Gama (-28%), Trindade (-27%) e Luziânia (-20%). Na sequência seguem Valparaíso de Goiás (-14%), Águas Lindas (-13%), Aparecida de Goiânia (-10%) e Rio Verde (-9%).

Em relação aos números absolutos, Aparecida de Goiânia foi o município que mais reduziu a quantidade de casos, entre os dez maiores do Estado. De janeiro a maio de 2015, foram 15 ocorrências a menos que no mesmo período de 2014. Em seguida surge Luziânia, que teve 13 casos a menos e Novo Gama, com decréscimo de 11 homicídios.


Fonte: Observatório de Segurança/SSPGO

Quando o parâmetro é a taxa de homicídios por 100 mil habitantes, metodologia adotada internacionalmente para análise de indicadores criminais, houve diminuição em oito dos dez municípios goianos mais populosos, inclusive Goiânia.  A cidade que mais reduziu a taxa foi Novo Gama, que passou de 37 para 25 casos por 100 mil, ou uma taxa 30% menor. Trindade baixou a taxa 29% e Luziânia, 22%.

Os dados demonstram que existe uma tendência de redução no número de homicídios no primeiro semestre do ano no Estado. No primeiro trimestre, a queda foi de 9,6% em Goiás, com retração dos números em nove dos dez maiores municípios goianos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias