Home / Cotidiano

COTIDIANO

Conferência apresenta propostas de criação de diretrizes para a saúde

Oníria Guimarães,Especial para a Diário da Manhã

A Prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nos dias 25 e 26 de junho, a VIII Conferência Municipal de Saúde, no Blue Tree Towers Hotel. No dia 25, aconteceu a abertura do evento e, no dia 26, ocorreram as palestras, eleições de delegados para participação da conferência estadual e discussões sobre os rumos que a Saúde de Rio Verde deve tomar.

Estavam reunidos nesta conferência representantes de órgãos públicos, entidades de classe, conselhos profissionais de Saúde, entidades e organizações da sociedade civil, usuários e pessoas interessadas nas questões relativas à Saúde, à reforma sanitária e, em particular, na atenção à saúde para a qualidade de vida, para decidir o que o povo quer recomendar aos gestores do SUS. De acordo com a organização da conferência, participaram por dia uma média de 180 profissionais.

Essa conferência teve como objetivo informar sobre estratégias de humanização na Rede SUS, mostrar as ações que já existem em Rio Verde e como transformar as Unidades em locais mais acolhedores. Também visou a apresentação da situação atual da Saúde municipal para que através de uma gestão participativa possam ser implantadas no município políticas públicas de Saúde para compor o plano municipal de saúde e o Plano Pluri Anual (PPA). O evento propiciou a todos os participantes a reflexão sobre a necessidade de se mobilizarem para a sua realização.

O momento também foi importante para avaliação e apresentação de proposta de criação de diretrizes políticas para o setor Saúde, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Saúde. Na oportunidade, foi sugerida discussão sobre temas específicos que devem fazer parte da proposta de criação das novas diretrizes locais da política de Saúde.

No dia 26, pela manhã, aconteceu a palestra sobre “Perfil Epidemiológico” ministrada pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Patrice Guimarães.

De acordo com a palestrante, Rio Verde, em 2014, teve um índice de 1,98 leitos por 1.000 habitantes. Para o Ministério da Saúde, a quantidade ideal de leitos a cada 1.000 habitantes é de 2,98, ou seja, Rio Verde está classificado como amarelo, complementa a coordenadora. Outro dado interessante, da palestra de Patrice, foi que o número de óbitos maternos de 2013 para 2014 teve uma redução de 80% nas ocorrências. Nesta palestra também foi falado sobre a grande responsabilidade dos municípios perante a saúde. Em Rio Verde, segundo Patrice, 65% dos recursos usados na saúde saem dos cofres da prefeitura, 30% são de responsabilidade do governo federal e apenas 5% destes gastos são custeados pelo governo estadual.

EIXOS

Outra palestra que tirou muitas dúvidas dos participantes foi “Os Eixos da Conferência”, ministrada por Neusinho Ferreira de Farias, coordenador da Secretaria Executiva do Conselho Estadual de Saúde. Nesta palestra foi discutido as mudanças propostas pelo Conselho Estadual de Saúde para que os conselhos municipais cumpram com mais afinco suas obrigações.

De acordo com Neusinho, é necessário investir na educação continuada dos profissionais da Rede SUS, na estruturação dos conselhos e mudar o processo de eleição dos conselhos. Para Neusinho, o maior desafio é o cumprimento da lei do SUS sem que aspectos mercadológicos influenciem na qualidade do serviço prestado.

No período da manhã, os grupos temáticos entregaram seus relatórios e à tarde foi realizado um debate com os participantes sobre as palestras apresentadas. Os participantes, divididos em grupos, discutiram os seguintes temas: direito à saúde, garantia de acesso à atendimento de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde, financiamento do SUS e relação público privado. Após a plenária foi realizada a eleição dos delegados do conselho para a Conferência Estadual de Saúde de 2015.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias