Home / Cotidiano

COTIDIANO

 Delegado volta para Planaltina de Goiás após decisão judicial

O delegado Cristiomário de Souza Medeiros, de Alto Paraíso, pode voltar para o município de Planaltina de Goiás, após decisão judicial favorável pelo juiz Thiago Cruvinel Santos. O delegado havia sido transferido em maio para Alto Paraíso, quando foi aberta uma sindicância pela Polícia Civil. Ele é acusado de fazer a transferência de 18 presos sem os procedimentos de segurança devidos.

O caso teve repercussão nacional, quando foram divulgados vídeos na internet em que o grupo de presos andava pelas ruas algemados, acompanhados por alguns policiais armados, incluindo o delegado. Na época, ele se explicou e disse que não havia veículo policial e agentes suficientes para fazer a transferência. Entretanto, a Polícia Civil desmentiu.

Os presos foram levados para o presídio, após uma fuga de oito homens da delegacia. O prédio precisava ser desocupado para realizar as reformas necessárias, já que os fugitivos haviam quebrado uma grade. Em agosto de 2014 a cadeia pública do município foi interditada por superlotação.

Em vídeos na internet, do grupo de comunicação Criativa Brasil, admiradores do delegado acusam o prefeito de Planaltina de omissão e de perseguições políticas que motivaram a punição do delegado Cristiomário. “O erro dele foi 1%. E os 99% de trabalho que ele tem prestado para esse município? Será que ninguém vê?”, disse o apresentador Almirando Oliveira, no programa Giro na Cidade.

O delegado também faz participações no programa da Web TV Criativa Brasil, onde dá dicas de segurança e alertas em relação às novas ações criminosas investigadas pela Polícia Civil.

POLÍTICA

Outros delegados da região ficaram incomodados com o episódio. Em maio, o delegado de Formosa, Joaquim Adorno, disse ao jornal Correio Braziliense que a transferência indevida dos presos colocou a população e os policiais em risco e acusou o delegado Cristiomário de querer “chamar atenção”.

Nos bastidores políticos do Entorno do Distrito Federal, existem informações de que o delegado estaria articulando sua campanha para prefeito. Cristiomário não atendeu as ligações do Diário da Manhã.

Até o fechamento da reportagem não havia informações em relação ao dia que o delegado retomará seu trabalho na delegacia de Planaltina de Goiás. O juiz Thiago Cruvinel Santos estipulou o prazo de 15 dias para que a transferência fosse efetuada.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias