Home / Cotidiano

COTIDIANO

Festa de Trindade cultiva  ações sociais e amizades

Fábio PH,Especial para o Diário da Manhã

Vocação que segue ao longo das décadas, nos tempos de Constantino Xavier e Ana Rosa, casal que encontrou o medalhão do Divino Pai Eterno, eles começaram reunindo, em sua residência, alguns amigos e parentes para rezar um terço e ali compartilhavam a fé, as boas coisas e já existia uma cooperação mútua entre os sofrimentos e as dores de cada um.

Historiadores registram que desde o aparecimento do medalhão, em 1840, da capela construída, com tijolos de barro e coberta com folhas de buriti, pelo casal Constantino Xavier e Ana Rosa a fé do Divino Pai Eterno está presente na vida dos devotos que são tocados pelo amor e pelas bênçãos de Deus, que acolhe seus filhos e filhas com carinho e cuidado. Isso faz nascer e planta no coração destas pessoas a chama da fraternidade, da amizade, das boas ações e o sentimento do amar ao próximo como a ti mesmo. A devoção se espalhou, o número de devotos aumentou e aumenta muito, e em cada novo Santuário construído ao longo destes 185 anos de intensa peregrinação nos trilhos da fé, configura-se a evolução desta corrente do bem.

FOTOS

A Sala dos Milagres, localizada no Santuário Basílica, é uma das partes mais sagradas desta fabulosa história de devoção. Os milagres do Divino Pai Eterno foram inúmeros ao longo desses 185 anos. Um número incontável de pessoas foram atendidas, relatos de doenças que eram impossíveis de serem curadas em suas épocas, outros, muitos alegam renascer por milagres e intervenção do Divino Pai Eterno.

Milhares de fotos, quadros, cartas, aparelhos ortopédicos, infinitas lembranças estão expostas neste espaço. As pessoas curadas que tiveram as graças atendidas pelo Divino Pai Eterno trouxeram até Trindade, pertences de valor sentimental para deixar como prova dos milagres alcançados.

Vila faz governador chorar

Situada em Trindade, a Vila São Cottolengo nasceu deste firmamento de cooperação mútua e é uma instituição filantrópica com mais de 60 anos de história. Atualmente está certificada como Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva e Intelectual. A Vila cuida dia e noite de 360 pessoas com deficiência e realiza cerca de 2.400 atendimentos em Saúde e Educação, diariamente.

A mais tradicional instituição filantrópica do Centro-Oeste, sempre amparada nas administrações do governador de Goiás, Marconi Perillo, que retornou a Vila São Cottolengo ontem, 1º de julho, para inaugurar uma nova ala de fisioterapia. Marconi credita ao espaço o seu ponto de buscar energia e força celestial. “Choro mesmo, já chorei várias vezes. Sempre sou recebido com muito carinho e amor pelos meus amigos da Vila São José Bento Cottolengo. Não tem como segurar, a sensibilidade fica à flor da pele”, disse Marconi Perillo.

Hanseníase

Há 43 anos, uma comitiva de 30 famílias com portadores de hanseníase sai de Anápolis, de carro, a cavalo, em carroças e se instala durante vários dias em Trindade para rezar, agradecendo ao Divino Pai Eterno pelas curas recebidas. Neste 2015 estão próximos ao condomínio da melhor idade, Vila Vida, onde são amparados pela Secretaria Municipal de Ação Social de Trindade, primeira-dama Dairdes Darrot. “Cuidar das pessoas, principalmente das menos favorecidas, é a missão maior do nosso governo, e neste tempo de Romaria, nos esforçamos ainda mais em favor das pessoas que nos visitam, buscando amparo ou agradecendo as dádivas recebidas”, frisou Dairdes.

Pouso

Tradição, os arredores de Trindade, chácaras, fazendas, ficam lotadas de romeiros vindos de outras cidades. São os pousos, noites de muita celebração, rezas, troca de informações onde, assim como nos tempos de Constantino e Ana Rosa, compartilha-se as boas notícias e a cooperação mútua dos revezes. Vindos de Cesarina (GO), antes de chegar a Trindade, uma comitiva se instala todos os anos na fazenda do casal Antônio Firmiano e Teresinha Barcelos. “A gente custa a esperar este momento onde contempla-se muita amizade e fraternidade entre as nossas famílias”, ressaltou Antônio.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias