Home / Cotidiano

COTIDIANO

Milhares de fiéis no encerramento da Romaria de Trindade

Mais uma vez os fiéis não falharam!
No ano passado, a suspeita é de que a Copa esvaziaria a Romaria. Em 2015, o motivo seria a crise econômica. Após 10 dias de emoções, divertimento e fé, romeiros do Divino Pai Eterno se despedem com promessas de retornarem
Gente dormindo pelos cantos das igrejas, outros trazendo fotos e pedidos de parentes. Esta foi a Trindade em seu último dia da grande festa. A programação começou às 4h30, com a Alvorada Festiva, seguida pela Procissão da Penitência, às 5h. Na sequência, a primeira missa do dia ocorreu às 5h45.
E novamente, às 8h, para aproximadamente 50 mil pessoas, aconteceu a Missa Solene, no altar externo do Santuário Basílica. Presidida pelo cardeal dom Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina e ex-núncio apostólico no Brasil, ela foi acompanhada por diversas autoridades, caso do prefeito Jânio Darrot e da primeira-dama trindadense, Dairdes Darrot.
A missa musicada quase toda em latim com o apoio do afinado coral Nossa Senhora da Penha, da cidade de  Jaraguá (GO), serviu para Baldisseri fazer uma celebração voltada às famílias. “Os pais são os primeiros educadores, sem estes a população fica frágil. A família nunca enfrentou uma crise tão grande. Unidos façamos todos os esforços possíveis para fortalecê-la”, solicitou o cardeal. Coube ao reitor do Santuário Basílica, padre Edinísio Pereira, agradecer todos os parceiros da festa, em destaque o governo do Estado, a Prefeitura de Trindade e a Polícia Militar do Estado de Goiás.
Também foi lançado um selo postal comemorativo dos Correios, com o tema da Romaria 2015: “Consagrados ao Pai Eterno”. Cidade tomada por vendedores e compradores de vários locais do Brasil, de hora em hora aconteceram celebrações em Trindade e no fim da tarde, às 16h30, uma verdadeira multidão de fiéis fez a tradicional Procissão Luminosa.
Os devotos saíram da Igreja Matriz com o carro-andor, conduzindo a Imagem do Divino Pai Eterno até a Praça da Basílica, onde aconteceu a Missa de Encerramento das festividades e queima de fogos.
Foi um momento de despedida, mas também de renovação das promessas do Batismo e profissão de fé dos devotos. Quem presidiu a celebração foi o Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás, padre Robson de Oliveira.
Jânio Darrot fez um balanço satisfatório dos serviços desempenhados pela prefeitura. “Por mais um ano, contamos com um ótimo trabalho das nossas equipes. Ampliamos os atendimentos em saúde, mantemos a cidade limpa, apoiamos todas as forças de segurança, realizamos duas grandes romarias, a de carreiros e cavaleiros, qualificamos nossa receptividade aos turistas, entre outros detalhes”, ressaltou.
Nesta segunda-feira, pela manhã, ainda serão realizadas missas para rezar pelos romeiros falecidos. A programação começa à 5h, com o toque de despertar. Ao longo do dia, as celebrações acontecem na Igreja Matriz, às 7h, 9h e 19h; e no Santuário Basílica, às 5h30, 7h, 10h e 19h30.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias