Home / Cotidiano

COTIDIANO

Paulo vistoria obras em andamento

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, passou a tarde de ontem para circular pela cidade e vistoriar as obras em andamento. São 60, ao todo, com recursos superiores a R$ 1 bilhão. A primeira visita foi à Praça Cívica cujo cronograma de obras está acelerado, com quase 60% da sua totalidade. Paulo Garcia fotografou, fez vídeos das obras e detalhou, nas redes sociais, a nova cobertura do monumento: “Novo granito que vai recobrir o monumento”, escreveu o prefeito em sua conta no Twitter. Paulo Garcia também visitou as obras do BRT Norte-Sul – na Avenida Goiás Norte –, corredor da Avenida T-7 e da Marginal Cascavel, de onde gravou vídeos que também foram postados em sua conta na rede social. A vistoria se encerrou no canteiro de obras do prolongamento da Marginal Botafogo.

Nesta primeira etapa da reforma, as intervenções na Praça Cívica se concentram no lado norte, onde havia estacionamento improvisado que foi totalmente desativado. Nesse local, o asfalto retirado está sendo substituído por pedras portuguesas, piso que revestirá a maior parte do espaço projetado para ser área de convivência da comunidade. Numa segunda etapa, as modificações serão feitas nas laterais da praça. O trabalho todo deve durar 10 meses. A obra teve início em fevereiro de 2015 e terá investimento total de R$ 12,5 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Cidades Históricas), do governo federal. O projeto de reforma foi fornecido pelo governo do Estado. Para garantir os prazos, o prefeito Paulo Garcia acompanha atentamente os trabalhos fazendo visitas ao canteiro de obras.

Na visita ao canteiro de obras do BRT Norte-Sul, o prefeito Paulo Garcia demonstrou, mais uma vez, que tem informações detalhadas sobre cada uma das obras, em especial essa. “Aqui já está sendo feita a terraplenagem. Na frente, já está concretada. Agora será iniciada uma frente de serviço no lado Sul da cidade, vindo da Avenida Rio Verde, e vão começar a trincheira no cruzamento da Avenida Tapajós e Rio Verde. Vamos entregar isso mais rápido do que estávamos imaginando”, disse ele.

Paulo Garcia também visitou o canteiro de obras, onde estão sendo construídos o corredor exclusivo para ônibus do transporte coletivo e a ciclovia, na Avenida T-7, chegando até a Avenida D. Gercina Borges, próximo à Praça Cívica. A região, que compõe o trajeto do corredor preferencial de ônibus da Avenida T-7, está recebendo praça de convivência, ciclovia, paraciclos, requalificação dos passeios com ladrilho hidráulico, pavimentação asfáltica, arborização, mobiliário urbano, iluminação e sinalização viária. “São os compromissos sendo resgatados. Corredores para ônibus, ciclovias, calçadas...”, postou o prefeito.

Localizada no entorno do conjunto de art dèco da Praça Cívica, a Avenida Gercina Borges Teixeira ganhará calçadas sustentáveis com rotas acessíveis. O projeto completo foi submetido à avaliação técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A previsão é de que a obra seja concluída até o final de agosto. Com a requalificação do passeio urbano, a Avenida Gercina Borges Teixeira vai se tornar um novo local de convivência para a população. Além das calçadas sustentáveis, o projeto de sinalização viária prevê a instalação de semáforos sonoros para oferecer o acesso seguro aos portadores de deficiência visual.

A ciclovia, que está sendo construída na Avenida T-7 e passará pela Avenida D. Gercina Borges, fará integração com o trecho cicloviário do corredor preferencial T-7, que ligará a Praça Cívica ao Terminal Bandeiras, com extensão total de 8,1 quilômetros. Devido à largura das faixas de rolamento da via, os ônibus e veículos particulares vão compartilhar o tráfego e não haverá pista preferencial neste trecho. A medida está prevista no projeto do corredor preferencial de ônibus T-7, considerado o segundo principal trecho de Goiânia em atendimento ao transporte coletivo e a nova infraestrutura viária vai garantir circulação mais rápida para 13 linhas de ônibus, que beneficiam mais de 100 mil pessoas por dia.

Ao visitar as obras da Marginal Cascavel, o prefeito postou nas redes sociais outro vídeo mostrando os trabalhos. Paulo Garcia encerrou a vistoria de obras no prolongamento da Marginal Botafogo. A obra, com extensão de 2,2 quilômetros, contemplará a reurbanização do córrego, com a canalização de 180 metros, para melhorar o escoamento de água; construção de duas pontes de 60 metros na Avenida 2° Radial, no Setor Pedro Ludovico e também de outra ponte de 53 metros na Rua 1018, no mesmo setor.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias