Home / Cotidiano

COTIDIANO

Pesquisadores norte-americanos destacam qualidade da Educação em Goiás

A educação da rede pública estadual de Goiás será objeto da pesquisa de dois dos mais renomados especialistas norte-americanos no setor, os professores Martin Carnoy e David Plank, da Universidade de Stanford (Califórnia, EUA). Os pesquisadores foram recebidos nesta quarta-feira (29/7) pelo governador Marconi Perillo, no Palácio das Esmeraldas, acompanhados pela secretária de Estado da Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira. No encontro, eles disseram para o governador que vieram a Goiás conhecer as medidas implantadas pelo Estado para elevar a qualidade da educação e que voltarão para uma segunda avaliação após a implantação do modelo de gestão por Organizações Sociais (OS).

O governador relatou para os professores o modelo de gestão por Organizações Sociais que pretende implantar nas escolas públicas estaduais. Nos Estados Unidos, essas unidades são denominadas escolas charter, e também são objeto da análise dos professores Carnoy e Plank. Carnoy disse que a transição para o sistema de Organizações Sociais pode ser ainda mais bem sucedida no Brasil, onde, proporcionalmente, há mais escolas particulares do que nos EUA.

Em entrevista coletiva, antes do encontro com o governador, o professor Martin Carnoy disse que Goiás é um dos Estados brasileiros onde a Educação se apresenta com melhor desempenho. Os professores apontaram semelhanças entre a Educação brasileira e a norte-americana, onde existem as charters schools, geridas de forma semelhante à proposta do governo de Goiás para implantação das Organizações Sociais na administração de escolas públicas estaduais. “É interessante estudar este processo”, diz Carnoy, ao observar que há diversos estudos acadêmicos sobre o tema.

Sobre possível parceria com o governo de Goiás, Carnoy se disse otimista, sobretudo no aspecto da formação de professores. Seu colega, David Plank, ressaltou que dispõem de um dos melhores programas de formação de professores dos Estados Unidos. Esse sistema conta com uma plataforma na internet em que é possível a interconexão entre as duas partes do processo de treinamento.

Martin Carnoy e David N. Plank são especialistas em assuntos relacionados ao desempenho educacional e seus fatores de influência.

Os pesquisadores mantêm contato com a secretária Raquel Teixeira desde que ela visitou os Estados Unidos, em janeiro. Além de professor em Santaford, Carnoy trabalhou como consultor de diversas organizações, como Banco Mundial, BID, OCDE e Unicef. É membro da Academia Nacional e Internacional de Educação, ex-presidente da Sociedade de Educação Internacional Comparada e autor de mais de 30 livros.

David Plank é diretor executivo do centro de pesquisas Policy Analysis for California Education (Pace). Trabalhou ainda como consultor de organizações nacionais e internacionais, como Banco Mundial, Agência Americana para Desenvolvimento Internacional, Fundação Ford, além de governos na África e América Latina. É autor e editor de seis livros. Ambos os pesquisadores publicaram vários estudos sobre educação brasileira, além de Cuba e Chile.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias