Home / Cotidiano

COTIDIANO

População superlota Carreiródromo

Fábio PH

“O olho do prefeito engorda a Romaria”. A frase pega carona no antigo ditado que diz: "O que engorda o boi é o olho do dono". A referência é justa ao trabalho desenvolvido pelo prefeito de Trindade, Jânio Darrot, que trabalha muito por este evento, que é uma das principais tradições da Romaria do Divino Pai Eterno.

Um dos primeiros a chegar e um dos últimos a sair, Jânio faz questão de acompanhar todos os detalhes. "Estamos cuidando da maior romaria de carreiros do mundo. A responsabilidade é muito grande e o êxito de mais um ano, dividimos com toda a nossa equipe de governo. Sintam, todas e todos lembrados, parabenizados. Acreditamos que esta grande ideia, criada pelo ex-prefeito Roberto Monteiro em 1989, será algo para a eternidade", pontuou Jânio, que estava acompanhado da primeira-dama Dairdes Darrot.

E o que se viu no Carreiródromo ontem, 2 de julho, condiz com a previsão do prefeito, uma vez que na passarela do desfile misturam-se integrantes da velha e nova geração das famílias participantes.

A população superlota o Carreiródromo e muitos acompanham nas ruas o trajeto que é de dois quilômetros. Algumas pessoas tornam-se celebridades por alguns segundos, quando entrevistadas pelos principais veículos de comunicação do Estado que montam seus links e transmitem flashes e noticiários ao vivo, direto do local.

Brincando com um grupo da cidade de Pontalina, disse que no próximo ano a Romaria de Carros de Bois não iria acontecer. "Que coisa mais absurda, isto é uma burrice, viemos em três ônibus e esta Romaria, depois das bênçãos do Divino Pai Eterno é o que mais nos importa", disse Irene José da Silva, 74 anos. Também em Trindade para assistir o desfile, Evelyn Ferreira, de 14 anos, residente em Goiânia (GO). "Comecei vindo no colo da minha mãe e nunca faltamos um ano sequer. Acho muito legal e me faz sentir próxima das minhas raízes, das coisas que o meu avô, que a minha avó gosta", declarou.

Imagem

O redentorista padre Nildo Barbosa conduziu a imagem do Divino pai Eterno no desfile. É sempre o primeiro carro a passar, provocando grande emoção e aplausos pelas ruas e para a grande plateia do Carreiródromo. "Este acontecimento é uma expressão legítima de fé e faz parte da história de Trindade e o povo que não tem história, que não promove a sua história é um povo sem vida, morto".

O carro que desfila com a imagem do Divino é conhecido um ano antes por sorteio. Feliz estava José Sinhá, fazendeiro do município de Mossâmedes (GO), que tem 16 anos de Romaria e foi contemplado por duas vezes a transportar a imagem do Pai Eterno.

SuperEvento

323 carros de bois desfilaram neste 2015. Produção e estrutura de alto nível, equipe treinada, uniformizada, evento apresentado por Warley Lopes e pelo DJ country, Rogério Magalhães; uma lembrança do Divino Pai Eterno foi entregue para cada carro participante. "Primeiro ano que venho e saio daqui maravilhada com este espetáculo que precisa de maior difusão no mundo", destacou Delsuita Freitas Santos, mãe do comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), coronel Silvio Benedito Alves.

ocorrências

Presente ao evento, o comandante TC-PM Paulo Henrique Segato, responsável pelo plano estratégico de segurança da Romaria, ressaltou que apenas pequenas e poucas ocorrências acontecerão na festa 2015 do Divino Pai Eterno, iniciada no último dia 26 e tem programação até o próximo dia 6 de julho. 4500 homens da PM-GO, Polícia Rodoviária, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros atuam na cidade.

Advogados marcam encontro e Metrobus se adequa para levar visitantes

Os advogados marcaram encontro  para visitar Trindade em conjunto. Pelo menos uma parcela deles, ligados à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), vai hoje fazer a Caminhada Pela Fé, promovido pela Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag). A saída ocorrerá às 16h30, do Trevo em Goiânia que leva a Trindade, próximo à Tramontina.

A Casag disponibilizou vans para levar os advogados participantes até o trevo. O ponto de concentração será no estacionamento da Galeria da Caixa de Assistência, no Setor Sul, de onde sairão os veículos com os romeiros às 15h e às 16 horas. Por isto, é preciso ressaltar: a partir do meio-dia desta sexta, o estacionamento da Galeria Casag estará interditado por causa desta concentração. Às 16h30, o grupo sai do trevo rumo ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. A Casag montou pontos de apoio com a distribuição de água e lanches leves. O vice-presidente da Casag, Hallan de Souza Rocha, estará à frente do grupo, acompanhado pelos diretores Francisco Sena da Silva e Israilton Pereira. Esta será a segunda edição do Caminhada Pela Fé. Cerca de 200 advogados irão participar.

Já a população em geral temutilizado  os coletivos. A Metrobus realizou adaptações no Cepal, ao lado do Terminal da cidade, e o embarque e desembarque de passageiros já está funcionando no local.

Para oferecer mais segurança aos fiéis que frequentam a cidade nesta época, rampas acessíveis niveladas à altura dos ônibus, catracas e banheiros foram instalados no local.

Para mais segurança, a Polícia Militar tem realizados rondas no local e o Centro de Apoio instalado no Cepal oferece total assistência aos colaboradores que fazem parte da Operação. Conforme a Metrobus, são mais de 300 funcionários  envolvidos no planejamento e execução.

Os ônibus da linha convencional fazem o trajeto normal parando em todos os pontos ao longo da rodovia, como de costume. Já os ônibus que serão acrescidos, os “diretinhos”, sairão do Terminal Padre Pelágio, parando apenas no Terminal de Trindade e fazendo o mesmo caminho inverso. Além de reforçar a venda no Terminal Padre Pelágio, centenas de vendedores de bilhetes estão posicionados de forma estratégica ao longo do percurso Goiânia - Trindade.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias