Home / Cotidiano

COTIDIANO

Termo de cooperação assinado entre governo e Fundepec fortalece Agrodefesa 

Da Redação

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Pecuária, Agricultura e Irrigação, José Eliton, foi um dos signatários, ontem, do Termo de Cooperação Técnica e Financeira entre o Governo do Estado – ali representado pela SED e pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária, jurisdicionada à Secretaria – e o Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária do Estado de Goiás (Fundepec).

A reunião de trabalho foi realizada na sede do Fundepec, no Setor Universitário, em Goiânia, e contou também com a participação do presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, entre outras autoridades e representantes do segmento. O Termo de Cooperação estabelece, entre várias diretrizes, apoio financeiro do Fundepec à Agrodefesa para o exercício de ações emergenciais de defesa animal em todo território goiano, assim como nas ações de prevenção, precaução e combate às doenças animais, e incluindo não apenas recursos, mas também material de apoio.

O vice-governador e titular da SED, José Eliton, destacou a importância daquele ato. “Primeiro, esse ato representa um reconhecimento à importância do Fundepec na consolidação de uma pecuária de excelência que nós temos no Estado de Goiás”, disse ele, ressaltando, logo em seguida, que tanto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico quanto o Fundo lideram “ações convergentes” em prol da agropecuária goiana. “A visão do Fundepec me parece ser convergente com aquilo que o Estado defende, com as metas e objetivos pactuados pela própria criação desse fundo”, acrescentou.

Para José Eliton, é importante manter esse tipo de parceria com as mais diversas instituições para fortalecer as ações do Estado. “Focamos esforços na manutenção de uma interlocução sadia com o setor produtivo, pois só assim conseguiremos avançar e implementar políticas que atendem aos anseios de todos os goianos”, explica. Ele ainda enfatizou que é importante unir as experiências da gestão pública com a dos produtores, sempre com vistas a fomentar o desenvolvimento econômico em Goiás.

Expectativas

O presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, afirmou que a assinatura do Termo de Cooperação trazia tranquilidade, sob o ponto de vista político e comercial, no que dizia respeito às ações de proteção ao rebanho goiano e até em questões como fiscalização do trânsito de animais. “Poderemos, assim, ampliar nossas unidades volantes, investir na educação sanitária e na capacitação do nosso quadro de profissionais, entre outras iniciativas”, explicou.

“Estamos satisfeitos em dar esse passo, juntos, por mais um período. Defendemos a política de que essa casa foi feita para o produtor rural e é assim que queremos trabalhar”, disse o presidente do Fundepec, Alfredo Luiz Correia.

O Fundepec foi criado em 1989 como uma entidade de fundo indenizatório para proteger o produtor rural e ajudar nas ações de defesa sanitária animal. É mantido pelos produtores rurais e conta com oito entidades que representam produtores e indústrias ligadas ao agronegócio.

Na reunião desta terça-feira havia representantes da Associação Goiana de Avicultura (AGA), Associação Goiana de Suinocultores (AGS), Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg), Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado de Goiás (Sindicarne), Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Goiás (Sindileite).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias