Home / Cotidiano

COTIDIANO

Goiano é encontrado morto em parque florestal de Lisboa

Fernanda Laune,Da Editoria de Cidades

O corpo do goiano Valdeon Souto da Silva foi encontrado no Parque Florestal Monsanto, localizado no Bairro da Boavista, em Lisboa. Segundo informações da Polícia de Segurança Pública do país, o corpo foi encontrado no dia 23 de julho em estado de decomposição, o que indica que já estaria no local há alguns dias. O goiano estava desaparecido da família desde 9 de julho.

O goiano era natural de Santa Rosa de Goiás, morava em Londres há 4 anos e estava em Portugal para resolver problemas com o passaporte português, tendo em vista que também tinha nacionalidade portuguesa.

De acordo com Isanulfo Cordeiro, chefe do gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais de Goiás, a família ainda não procurou ajuda do Estado. Ele informa que existem rumores que a família vai tentar resolver a questão por conta própria, alegando a excessiva burocracia.

INVESTIGAÇÃO

Para o traslado do corpo, é necessário concluir a investigação que está sendo realizada pela polícia de Lisboa. Em seguida, será realizados os exames pelo Instituto Médico Legal, emissão da certidão de óbito, serviços funerários, autorização da vigilância sanitária portuguesa e transporte aéreo.

O processo pode durar mais de duas semanas, chegando até meses. “Aqui o processo é rápido e descomplicado”, diz Isanulfo, explicando que é necessário a conclusão dos trâmites legais por parte de Portugal para depois realizar o traslado do corpo.

Isanulfo ressalta que o Estado é o único que possui o Fundo de Auxílio Funerário aos Goianos Vitimados no Exterior (Fuave) para diminuir a burocracia na prestação de auxílio às famílias de goianos mortos fora do país.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias