Home / Cotidiano

COTIDIANO

Goianos visitam centros tecnológicos e universidades

Da Redação

Os principais especialistas em mineração de Goiás estão na Austrália, onde participam do   Diggers & Dealers Mining Forum 2015, que ocorre até o dia 5 de agosto, em Kalgoorlie.

Em pauta: as possibilidades da extração mineral em Goiás.  AS empresas Orinoco Gold Limited (ouro) e Five Star (diamantes), multinacionais com origem e capital australiano que possuem investimentos em Goiás, fazem as honras da casa aos goianos.

A delegação goiana formada por técnicos do Governo de Goiás e representantes do segmento privado ocupam um estande naquele que é considerado o mais importante evento da Austrália e o segundo maior do mundo no gênero.

O secretário executivo do Conselho Superior para a Promoção de Investimentos e Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED) – pasta comandada pelo vice-governador José Eliton -, Leonardo Jayme de Arimatea, que coordena a agenda da missão, destaca a importância da participação goiana na feira: “Estão presentes as principais empresas australianas e também de outros países. E temos a grande oportunidade de apresentar Goiás como grande polo mineral para potenciais investidores”, informa.

TECNOLOGIA

A Austrália é um dos maiores produtores e fornecedores de minérios do mundo. Minério de ferro, níquel, bauxita, alumínio, cobre, ouro, prata, diamante e terras raras são alguns dos minerais que fazem parte da produção local. Mas o país se destaca, principalmente, pelo uso de tecnologia de ponta na exploração das minas. Uma grande proporção de minas em todo o mundo faz uso de software de computador de gerenciamento de dados australianos. Os serviços de tecnologia e equipamentos de mineração da Austrália têm significativa importância e impacto na economia daquele país.

Além da participação na Diggers & Dealers,  a comitiva goiana vai visitar importantes centros tecnológicos, universidades e empresas do ramo mineral. Leonardo Jayme informa que, em Perth, a delegação goiana vai participar de seminário no Clube de Mineração da cidade, onde será feita a apresentação do Estado de Goiás a empresários, pesquisadores e investidores. Perth é reconhecido como um dos principais centros mundiais de mineração. Lá, está localizado o primeiro grande centro de operações remotas para minas da multinacional Rio Tinto.  Ele funciona na operação de minas, portos, ferrovias e logística a partir de uma central de controle remoto.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias